Semana de cinema – Os Suspeitos
por Thiago
em 29/07/15

Nota:

suspeitos 6

 

Os que acompanham o Poderoso Resumão e meus textos sabem que gosto de inovar e falar de coisas diferentes. Já resenhei uma poesia do Rudard Kipling, um texto do Rubem Alves e agora na semana de cinema não quero falar de cinema e pronto. Vou falar de teatro.

Apenas meus amigos de longa data sabem que sou um ator frustrado. De vez em quando faço um breve curso ou outro pra amenizar essa frustração. Acabei virando professor e em sala acabo atuando um pouco, fazendo vozes, falando bobeira e dando bronca quando na verdade preferia dar um abraço ou uma risada.

Bom, não quero falar de um teatro qualquer, esse não tem roteiro. Não sei dizer se é um estilo ou uma técnica de teatro ou os dois, ou uma escola sei lá, mas a questão é que se trata de uma peça totalmente improvisada.

A sinopse apresentada pelo próprio grupo teatral é essa: “A história de um crime retirado das páginas de jornais sensacionalistas será improvisada pelos atores, divididos entre suspeitos, vítima e investigador. A platéia será testemunha ocular do que parecia ser um crime perfeito e decidirá quem é o verdadeiro culpado.”

suspeitos 4

A platéia vota entre crimes aleatórios de manchetes de jornal e daí tudo ocorre ao acaso, mas não pense que é uma bagunça. A peça possui um elenco rotativo que conta com grandes nomes da comédia mineira e todos treinados na improvisação teatral.

Conversei um pouco com o idealizador do projeto, o ator Lennison Farah. Ele falou um pouco sobre como surgiu a peça, a proposta e um pouco mais. Bom seguem as palavras dele:

“A ideia da peça surgiu há 2 anos em um formato totalmente diferente, seria uma peça com três ou quatro partes em que todas elas teriam a abordagem temática de crime. A peça chamaria C.S.I. (Crimes sendo improvisado), e teriam jogos de improviso e alguns improvisos mais longos. Começamos a treinar esse formato, mas por disponibilidade e momentos diferentes, ele não foi pra frente. O projeto adormeceu até que veio a “necessidade” de se formar um espetáculo devido ao meu trabalho de conclusão de curso de graduação de Bacharel em Teatro. Então eu resolvi retomar o projeto adaptando algumas coisas e a ideia inicial seria de uma única história em que teria um investigador, uma vítima e quatro suspeitos. A peça seria mais presa, quase com um roteiro fixo. Ai mandei a proposta pro pessoal do elenco e pro Fabiano dirigir. Ai todos juntos fomos treinando e trabalhando pra peça chegar no formato que tem.

Porém, antes da nossa primeira apresentação, a gente achou que a peça não seria cômica, que teriam raros momentos de riso. Seria uma peça de suspense. Nós nos assustamos muito quando começaram as risadas na peça, mas ai desde então fomos nos controlando pra conseguir achar um meio termo em que nós nos sentimos bem e agradando o publico.”

suspeitos 7

Assisti a peça já umas duas vezes, pena que saiu de cartaz. Volta apenas em outubro, na cidade de Contagem (grande Bh), dentro da programação do Fimpro (Festival internacional de improvisação).

O interessante das vezes que vi foi ouvir os comentários das pessoas. Muitos achando que tudo é combinado, que não tem como algo assim acontecer no teatro. O mais legal dessa peça é isso, não é necessáriamente uma comédia não é necessariamente um drama ou qualquer outra coisa. Tudo pode acontecer dentro do formato, você pode ver várias vezes e sim, cada uma será diferente, inclusive para os atores. Talvez gostem mais do resultado de um dia do que de outro.

Além disso, após o desenrolar da história improvisada, a platéia chega a quem poderia ser o culpado do crime, ela vota novamente. Desse modo, num olhar analítico da pra se tirar muita coisa da platéia, as tendências, os preconceitos e valores de um “júri” sem pudores e responsabilidades.

Ah, vamos a ficha da peça né:

Elenco (rotativo): Bruno Berg, Bruno Costoli, Edgar Quintanilha, Ítalo Mendes, Izabela Borges, Lennison Farah, Léo de Castro, Luiza Berg e Thiago Rosado
Direção: Fabiano Lana
Foto e Design: Amanda Coimbra
Apoio: Amanda Coimbra

Boa peça a todos!

suspeitos 2

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de cinema – Os Suspeitos”


 

Comentar