Semana de Cinema – Salve Geral
por Gabriel
em 23/12/12

Nota:

Salve GeralO resenhado de hoje é o longa metragem brasileiro baseado na semana de terror que tomou conta da cidade de São Paulo em 2006: Salve Geral, do diretor Sérgio Rezende.

Minha expectativa para este filme era baixa. Por mais que o tema do crime organizado atual me interesse, sabia que o longa não tinha a mesma qualidade de outros produzidos no Brasil nos últimos tempos. Esta baixa expectativa deve ter contribuído ainda mais para a boa impressão final sobre Salve Geral.

A estória gira em torno de uma mulher, uma mãe, muito bem representada por Andréa Beltrão. Tendo perdido o marido, a personagem se vê às voltas com a perda de sua única fonte de renda e com uma mudança de ares, ao ser obrigada a se transferir para uma nova residência na periferia de São Paulo. Seu filho, que aparenta estar nos seus 20 anos, demonstra descontentamento com a situação e se “diverte” com a vida noturna da periferia, cheia de carros e mulheres.

A trama se desenrola a partir daí, com os dois personagens se envolvendo profundamente com o sistema prisional exatamente no momento em que começam a eclodir uma série de tensões entre o governo de São Paulo e o Primeiro Comando da Capital, que culminariam nos ataques a delegacias e no caos que se seguiu.

Salve Geral tem como seu principal trunfo essa demonstração da realidade, trazendo à tona detalhes que nem todos conhecem, como o acordo feito pelo governo para por fim aos ataques. Uma situação que afetou tão profundamente a vida dos paulistanos à época e sobre a qual sabemos muito pouco, meros 6 anos depois. Conhecer esta história, seja por meio deste filme ou não, é fundamental para entender o jogo de forças em ação aqui e compreender também a situação atual da segurança pública em São Paulo.

O principal ponto negativo fica por conta de uma excessiva “novelização” de alguns trechos, chegando a ser quase caricato. Mas isso não chega a comprometer, só destoa por vezes do clima de tensão e seriedade de boa parte do filme. Quem aprecia as novelas brasileiras provavelmente nem notaria isto.

O principal ponto positivo, por outro lado, é a exposição das diversas camadas existentes em episódios como esse. Toda a complexidade do PCC, das pessoas envolvidas, da atuação policial e do governo sobre o episódio são bem exploradas durante o filme. Este aspecto torna este um filme a se recomendar.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana de Cinema – Salve Geral”


 

Comentar