Semana De Cinema – Um Lugar ao Centro
por Gabriel
em 30/08/14

Nota:

Fechemos a semana de cinema! Vamos de documentário brasileiro. Um Lugar ao Centro foi rodado em 2011 e fala sobre o centro da cidade de São Paulo. Mais especificamente, sobre a degradação da região, a luta dos movimentos sociais por habitações e a resistência dos moradores e comerciantes ao projeto Nova Luz.

O documentário foi rodado em 2011, momento em que se discutiam os rumos da região central, principalmente devido ao projeto Nova Luz. Este projeto foi criado em 2005 pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e previa a derrubada quase completa do bairro da Luz, seguida de uma reconstrução; tudo sob a justificativa de eliminar a chamada cracolândia. O filme se dedica, portanto, a expor as contradições deste discurso e as opiniões dos moradores e comerciantes da região, radicalmente contra. Existem também representantes da prefeitura da época, defendendo os argumentos do projeto.

O filme tem em torno de uma hora e está disponível por completo no YouTube, facilitando muito a vida de quem quer assistir. Durante essa hora, vemos tomadas do centro de São Paulo, da vida das pessoas que habitam ocupações e trechos de entrevistas com os diversos personagens envolvidos. Os trechos são reorganizados e seguem uma lógica interessante, que facilita o entendimento dos dilemas em questão.

É interessante assistir a um documentário como esse após a resolução de parte do conflito que ele se propõe a estudar. Apesar da região central continuar a ser alvo de controvérsias, especulação imobiliária, etc., muita coisa mudou desde 2011: o projeto Nova Luz foi cancelado (em 2013), a política da prefeitura em relação à cracolândia mudou drasticamente e um novo plano diretor foi aprovado para a cidade, pretendendo mudar a dinâmica habitacional. Isso tudo contrasta com a postura da maioria dos personagens do documentário, completamente pessimistas em relação a qualquer evolução ou “salvação” da região em relação ao projeto Nova Luz e demais projetos similares que poderiam surgir.

Um Lugar ao Centro é para paulistanos. Qualquer um. É muito importante entender como as políticas públicas afetam vidas de pessoas comuns, como o aumento de preços de imóveis em uma região muda a dinâmica dos moradores e como a habitação é uma questão central em uma cidade como essa.

Postado em: Semana de Cinema
Tags:

Nenhum comentário em “Semana De Cinema – Um Lugar ao Centro”


 

Comentar