Resenha – História do PT
por Gabriel
em 05/10/13

Nota:

História do PT

 

Vamos a uma dose de história e política no sabadão do Poderoso! O Partido dos Trabalhadores ocupa a presidência do Brasil há 10 anos, tendo também diversas prefeituras, governos de estado e cargos no Legislativo. Sendo tão influente na vida brasileira de hoje, é natural que sua história cause curiosidade e seja objeto de estudo.

Lincoln Secco é um professor da USP, conhecido e respeitado na Universidade. Neste livro, Secco aproveita tanto sua formação acadêmica quanto seus tempos de militância política para traçar a história do partido desde os eventos que levaram à sua fundação. Por consequência, documenta também parte da história do Brasil e as mudanças na política e na sociedade do país ao longo desse tempo.

Este é um livro de capa vermelha, escrito por um ex-militante. Como tal, ao iniciar a leitura já não esperava a maior imparcialidade de todos os tempos. Porém, Secco é um pensador sério o bastante para entregar o que promete sem deslizar em glorificações desnecessárias. Sendo bem claro e abrindo os fatos como aconteceram, o autor exibe os bastidores de um partido que começou como uma agremiação de estudantes, revolucionários, sindicalistas e setores da Igreja Católica, até se tornar o partido de governo que é hoje.

É esta trajetória que vale a leitura do livro. Para quem, como eu, nasceu em um mundo em que este partido já existia, é curioso observar os processos que levaram a ele: o fim da ditadura militar, a constituinte, as greves do ABC Paulista e as figuras que passam a surgir e se tornam personagens mais tarde. Vemos Marina Silva, vemos Fernando Henrique Cardoso, Cristovam Buarque e, é claro, figuras mais óbvias como Lula, José Dirceu ou José Genoíno.

É óbvio que o leitor espera também pelo anticlímax, pelo momento que é no mínimo um dos mais complicados da história contada: o famoso “mensalão”. Secco consegue passar pelos fatos sobre esse escândalo sem se queimar, sem negar verdades e também sem embarcar em suposições. É um assunto espinhoso, cercado de paixões e transações cuja real natureza talvez nunca veja a luz do dia; por isso mesmo, o autor faz um bom trabalho ao trata-lo no livro.

História do PT é um livro básico para entender como o partido chegou onde está e como a sociedade brasileira e as ideias representadas por este mesmo partido mudaram ao longo do tempo. A interessados por política, é de leitura rápida e apaixonante, um relato de idealistas que conseguiram parte do que queriam e abdicaram de outras partes; um trecho da história do Brasil contado pelo ponto de vista de um personagem importante; uma visão de como uma organização de grandes proporções, uma hidra de pensamentos e ideais diferentes, encontrou um caminho para trilhar, com seus erros e acertos.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – História do PT”


 

Comentar