Links
por Poderoso
em 27/11/15

MUITOS-2

Em nossas andanças pela internet, muitas vezes encontramos links valiosos, que rendem leituras interessantes mas que acabam se perdendo no mundo da interação constante. Nem sempre é possível dividir tudo o que encontramos ou um post singelo nas mídias sociais acaba se perdendo no ruído. Por isso, toda 6ª o Poderoso vai reunir os melhores links sobre literatura e cinema que encontrarmos nesse mundo sem fim da internet.

Os eleitos dessa semana são:

premio_jabuti-2726032

Prêmio Jabuti: Já que falamos aqui também sobre o Nobel de Literatura e outros prêmios, vamos também falar do prêmio Jabuti! Os vencedores foram anunciados na semana passada. Kaputt, que tem como cenário a 2a Guerra Mundial, levou o 1o lugar na adaptação para HQs (e que li esse ano e é maravilhoso) e  Maria Valéria Rezende levou o prêmio na categoria Romance com a obra Quarenta Dias. Você pode conferir os demais vencedores no link. (Via Zero Hora)

Captura de Tela 2015-11-21 às 21.06.54

Dicas para escrever: Recentemente, postamos aqui a resenha de Sobre a escrita de Stephen King – livro excelente para os interessados na arte de criar uma obra. Aproveitando a deixa, também montamos uma lista com os 5 principais conselhos do livro. Mas conforme comentamos na resenha, muitos escritores já deixaram dicas de como escrever. No Homo Literatura saiu uma lista de 8 dicas para escrever de ninguém menos que outro gênio, Kurt Vonnegut, autor do maravilhoso Matadouro 5. (Via Homo Literatus)

Captura de Tela 2015-11-21 às 21.28.28

Nabokov e grandes escritores: Falando em dicas para escrever, uma das melhores dicas de King é que um autor precisa ler bastante. No livro Lições de Literatura do autor de Lolita, que dava aulas sobre literatura e montou um syllabus recheado de grandes obras, entre elas: Mansfield Park de Jane Austen, A casa soturna de Dickens, Madame Bovary de Flaubert, O médico e o monstro de Stevenson, entre outros. Vale conferir a crítica da obra por Ivo Barroso. (Via O Globo)

Captura de Tela 2015-11-21 às 21.51.38

25 sinais de que você é viciado em livros: Vocês já sabem que aqui no Poderoso a gente adora uma listinha, né?! Que tal uma listinha para você identificar se é o ou não um viciado em livros? Como em todos os casos de vício, o primeiro passo é admitir que temos um problema. 😉 (Via O Blog Voador)

Captura de Tela 2015-11-22 às 11.48.42

Falando nisso: O Buzzfeed conseguiu resumir muito bem minha vida. Aproveito para também recomendar esse conselho maravilhoso:

Captura de Tela 2015-11-22 às 11.49.02

Simples assim. (Via Buzzfeed)

 

Captura de Tela 2015-11-21 às 23.24.58

Quando a ciência fala, a gente escuta: Bom, às vezes. Mas se a ciência está dizendo que leitores são tipo, as melhores pessoas – não sou eu, que sou de humanas, quem vai discordar dessa importante pesquisa científica. No link, a autora Lauren Martin cita algumas das principais razões porque leitores podem ser as melhores pessoas por quem se apaixonar. 😉 (Via Update or Die)

Captura de Tela 2015-11-22 às 12.16.21

Voltaire e a pena de morte: O filósofo francês Voltaire é famoso por ser uma das vozes mais ativas contra a pena de morte em seu tempo. Tudo começou com o famoso caso de Marc Antoine Calas que foi encontrado morto com suspeito de ter sido – ou ter se – enforcado. Na dúvida, a polícia francesa prendeu os pais e o julgamento se tornou um show de horrores com a corte aceitando boatos e histórias sem fonte como fatos conclusivos. E, na falta de uma confissão, tortura pública foi recomendada, isto é, o pai de Marc Antoine – Jean Calas – seria torturado em praça pública até confessar. Esse foi caso que fez com que Voltaire começasse sua cruzada em defesa dos inocentes. A história completa saiu no Paris Review e vale conferir. Artigo em inglês. (Via Paris Review).

Postado em: Sem categoria

Nenhum comentário em “Links”


 

Comentar