Links
por Poderoso
em 11/12/15

MUITOS-2

Em nossas andanças pela internet, muitas vezes encontramos links valiosos, que rendem leituras interessantes mas que acabam se perdendo no mundo da interação constante. Nem sempre é possível dividir tudo o que encontramos ou um post singelo nas mídias sociais acaba se perdendo no ruído. Por isso, toda 6ª o Poderoso vai reunir os melhores links sobre literatura e cinema que encontrarmos nesse mundo sem fim da internet.

Os eleitos dessa semana são:

Captura de Tela 2015-12-07 às 13.11.07

Cartas da prisão: O tema não é novo, muitos autores que passaram algum tempo preso publicaram relatos de suas experiências. No Brasil, temos diversos livros publicados com essa temática e muitos cobrem o período da ditadura militar (já falamos por aqui de Diario de Fernando publicado por Frei Betto). Esse tipo de obra costuma a nos ajudar a observar uma outra perspectiva de uma época que, normalmente, não experimentamos em primeira mão. Lúcia Veloso Maurício foi a última mulher a ser liberada da Vila Militar depois de quatro anos de prisão. Ela lançou Cacos do sonho essa semana em que divide cartas da época de sua prisão. (Via O Globo)

Captura de Tela 2015-12-07 às 15.03.21

Mercado livreiro e modinhas: O fechamento da Cosac Naify abriu espaço para um debate interessante sobre o mercado livreiro. O Yuri do blog Livrada, comentou sobre isso em um vídeo recente. A conclusão evidente é que são os best-sellers que mantém uma editora respirando para lançar clássicos e edições inspiradas. O problema da Cosac Naify é que, na tentativa de não descaracterizar a editora, eles não investiam em best-sellers baunilha. Porém, o restante do mercado livreiro está mais do que aberto a ceder páginas valiosas de livros a modinhas da internet. Perfis de instagram e youtubers, têm sido o sabor do mês. (Via O Estadão). 

Captura de Tela 2015-12-07 às 15.21.51

O mundo das fan fictions: Para quem não sabe, o UOL tem desenvolvido um conteúdo excelente no UOL TAB – são artigos criteriosos, com design dinâmico e sempre abordam um tema atual. Há algumas semanas, um dos temas foi Fan Fiction – o papel das fanfics no mundo dos livros e como algumas obras que nasceram de uma revisão de uma história que já existia se tornaram sucesso de público. Mas você sabe quão antiga são as “versões dos fãs”? E como as fan ficas têm influenciado novelas?. Vale conferir o artigo completo. (Via UOL TAB)

Presentation1

O Presidente e o vice: José Luiz Passos inspirou-se no atual momento da política brasileira para escrever um texto para o blog da Companhia. Texto maravilhoso que dá o que pensar sobre a vida dos vices. 😉 (Via Companhia das Letras)

Fico pensando naquela boa pichação, aqui, na muralha do forte do Brum, onde começou a república pernambucana de 1817, “Quem é vice, que vista a camisa ou saia, visse!” Numa democracia, a vontade do povo é a fonte e o objeto da coisa pública. E sobre essa pichação, convenhamos que nenhum publicitário, mesmo contratado com as verbas escusas de todos os partidos simultaneamente, jamais alcançou tamanho apelo nem sutileza.

Postado em: Sem categoria

Nenhum comentário em “Links”


 

Comentar