Links
por Poderoso
em 16/10/15

MUITOS-2

Em nossas andanças pela internet, muitas vezes encontramos links valiosos, que rendem leituras interessantes mas que acabam se perdendo no mundo da interação constante. Nem sempre é possível dividir tudo o que encontramos ou um post singelo nas mídias sociais acaba se perdendo no ruído. Por isso, toda 6ª o Poderoso vai reunir os melhores links sobre literatura e cinema que encontrarmos nesse mundo sem fim da internet.

Os eleitos dessa semana são:

Captura de Tela 2015-10-13 às 22.03.41

Não é uma cilada, Superman: Apesar do burburinho que tem rodado Batman X Superman, os fãs do Homem de Aço podem ficar tranquilos. Os quadrinhos do personagem continuam sendo lançados e têm assumido um viés totalmente diferente: Lois Lane contou para todo mundo que Clark Kent era o Superman e agora ele virou um pária. Surge: Superman Caminhoneiro. O Judão nos conta mais sobre essa fase do super-herói. (Via Judão)

Captura de Tela 2015-10-13 às 22.04.28

As livrarias se tornaram supermercados: O escritor Afonso Borges escreveu um artigo n´O Globo sobre um tema polêmico: a mercantilização das livrarias. Será mesmo que a figura do livreiro morreu? Borges acredita que sim e em seu artigo comenta sobre o papel das livrarias hoje e suas estratégias de monetização. Dá o que pensar. (Via O Globo)

A livraria não é mais a casa da sabedoria, dos bons livros. Foi-se o tempo. Antes de ir a uma livraria, procure saber quais autores você quer ler. Qual assunto lhe agrada, qual romance te encanta. Por quê? Porque as livrarias se tornaram supermercados. Todos os livros que vocês veem nas gôndolas, bancadas, estantes ou vitrines estão ali porque as editoras pagaram para ali estarem. Cada centímetro da sua visão, ao entrar em uma livraria, tem um preço. É espaço vendido para as editoras, que se tornam reféns da estratégia.

Captura de Tela 2015-10-13 às 22.05.44

Cinquenta tons de rosa: Recentemente li “Grey”, o primeiro livro da trilogia 50 tons de cinza contada do ponto de vista do homem. Foi uma experiência diferente, uma leitura sem expectativa nenhuma e que rendeu risadas em momentos em quem imagino, eu não deveria estar rindo. Na tentativa de ser sexy, acaba mais do mesmo. Na tentativa de ser um romance, vira jovem adulto (bem jovem, tipo 11 anos). Na tentativa de ser bem escrito, falha totalmente. Mas ainda é melhor que Crepúsculo, darei esse crédito. Pelo menos E.L. James não coloca a tensão sexual e depois finge que ela não existe porque meninas boazinhas devem casar virgens. Mas, enquanto eu lia, cada vez menos eu entendia de onde vinha todo o sucesso da obra. A Super Interessante partiu desse mesmo questionamento para fazer um raio-x dos relacionamentos modernos. O texto é de 2013, mas vale a leitura. (Via Super Interessante)

Captura de Tela 2015-10-15 às 10.31.44

Man Booker Prize – Semana passada saiu o resultado do Nobel de Literatura (aqui tem uma lista legal dos vencedores dos últimos 15 anos) e, essa semana, mais um prêmio literário foi entregue. O Man Booker Prize elegeu o jamaicano Marlon James como vencedor. Ele é o primeiro jamaicano a conquistar o prêmio e seu livro A Brief History of Seven Killings, narra a ascensão do tráfico de drogas na Jamaica. Já coloquei na lista de desejados e estou esperando as editoras brasileiras começarem a trabalhar na edição tupiniquim. 😀  E falando em prêmios literários, saiu também a lista dos finalistas para o Prêmio São Paulo de Literatura (que foi criado nos mesmos moldes do Man Booker) e está recheado de gente boa. (Via Zero Hora)

Captura de Tela 2015-10-15 às 10.32.18

26 páginas no Facebook que todo leitor deveria curtir: Depois de listar os Instagram mais legais para os leitores, o pessoal da Revista Bula fala agora de páginas do Facebook. Divida em editoras e páginas pessoais/blogs a lista é um prato cheio para quem gosta de acompanhar lançamentos de livros, resenhas, comentários pessoais e recomendações de bons livros.

Postado em: Resenhas

Nenhum comentário em “Links”


 

Comentar