Links
por Poderoso
em 11/09/15

MUITOS-2

 

Em nossas andanças pela internet, muitas vezes encontramos links valiosos, que rendem leituras interessantes mas que acabam se perdendo no mundo da interação constante. Nem sempre é possível dividir tudo o que encontramos ou um post singelo nas mídias sociais acaba se perdendo no ruído. Por isso, toda 6a o Poderoso vai reunir os melhores links sobre literatura e cinema que encontrarmos nesse mundo sem fim da internet.

Os eleitos dessa semana são:

rascunho

Os dez mandamentos para um escritor iniciante – Para qualquer um que gosta de jornal e de literatura, o Rascunho é uma pedida de mestre. Mensalmente, eles publicam um jornal primoroso com matérias excelentes. Esperem ver muito mais deles por aqui. 😉 Para hoje, vamos com uma matéria muito boa que saiu no Rascunho de Junho. José Nêumanne Pinto lista 10 mandamentos para aqueles que querem se tornar escritores. O primeiro já rende um belo exercício de avaliação: Recuse a mediocridade, pois para escrever bem é preciso ter tolerância zero para o erro. (Via Jornal Rascunho)

booktube

Youtubers criam canais de literatura e incentivam novos leitores na internet – O Book tube não é algo recente (a menos que você viva sob uma pedra – Bruno). 😉 Recentemente, saiu no G1 uma matéria bem legal sobre essa nova maneira de compartilhar literatura e a vontade de ler e comprar mais e mais livros. A Gabriela Francine, citada na matéria, postou a TAG completa no canal dela. (Via G1)

logosfim-1-400x200

Wallace monta biblioteca para os atletas da base do Flamengo – As piadinhas com jogadores de futebol e o péssimo português são antigas. Wallace, zagueiro do Flamengo, mostrou que um incentivo nunca é demais para mudar essa generalização. Ele montou uma biblioteca para estimular a leitura para os jovens jogadores da base do time. Além disso, o jogador também mantém um blog super divertido com suas impressões de leituras chamado Wallace leu. Ele é bem eclético em suas escolhas: tem Nicholas Sparks, Machado de Assis, George Orwell e mais. (Via Yahoo)

soldado_livro

O que os soldados soviéticos liam durante a guerra – Se há algo de bom que a Rússia dividiu com o mundo é a literatura. Na Segunda Guerra Mundial, haviam outras prioridades mas é curioso ver que os soldados russos ainda liam muito no front. De fato, diversos clássicos saíram em formato pocket para que não pesassem muito junto com o equipamento de guerra. (Via Gazeta Russa)

Mesmo durante os anos da Grande Guerra Pátria (1941-1945), o mundo dos livros continuou sendo muito especial na União Soviética. Ainda com os combates, a devastação e a fome, as pessoas liam muito, e novas bibliotecas eram continuamente inauguradas. Só na unidade federativa de Moscou, 200 novos estabelecimentos do gênero foram abertos no período.

Captura de Tela 2015-09-07 às 15.48.46

Indicação literária – Se essa vida de blogs e vlogs literários mostrou algo, é que há um grupo de pessoas que gosta sim de dividir recomendações de livros. Mas qual o impacto dessa conversa literária nas crianças? Débora Pacheco e Bianca Procópio – professoras do Colégio Be.Living falam sobre como as crianças lidam com recomendações e a importância dessa conversa. (Via Estadão) 

As indicações literárias estão sempre presentes em nosso cotidiano. Quando lemos um livro interessante sentimos a necessidade de compartilhar com as pessoas. As crianças também demonstram esta necessidade, quando pedem para ler de novo a mesma história, ou quando chegam à escola com um livro para que o professor leia para a turma toda.

Livros_esquecidos_Nick_Morrish

British Airways cria lista com os livros mais esquecidos a bordo – A empresa revelou que em torno de 500 livros e 1.400 Kindles são esquecidos todo ano. Então, resolveram fazer um ranking com as principais obras deixadas para trás pelos viajantes. (Via Catraca Livre)

Captura de Tela 2015-09-07 às 22.44.03

Projeto Lendo a Ditadura – A Pipa do blog Pipa não sabe voar começou um projeto excelente. Já falamos dele algumas vezes, tanto no Instagram, quanto no Twitter e no Facebook mas vale a pena recomendar mais uma vez. O projeto consiste de um grupo de blogueiros e vlogueiros lerem e comentarem livros, filmes e documentários sobre a Ditadura. A ideia é reconhecer obras que valem a pena sobre esse assunto tão espinhoso da nossa História. Além, claro, de lembrar as pessoas da realidade da época. Vale a pena acompanhar para garantir algumas boas recomendações. Deixo aqui o link da resenha da HQ Notas de um tempo silenciado.

Postado em: Sem categoria

Nenhum comentário em “Links”


 

Comentar