Domingo dos Quadrinhos – Persépolis
por Gabriel
em 24/06/12

Nota:

Persépolis - Marjane Satrapi

A primeira vez a gente nunca esquece. É com esse espírito que inicio este primeiro texto nesta casa, falando de uma HQ (História em Quadrinhos) que deve ser item básico na biblioteca de quem aprecia este tipo de leitura.

Persépolis é a obra autobiográfica de Marjane Satrapi, uma jovem iraniana que viveu durante um período extremamente conturbado do país islâmico. O Irã viveu uma revolução, adotou um regime rígido e muito pautado pela religião, e passou a ser um péssimo lugar para alguém viver sua juventude.

Tendo migrado por um tempo para a França, a garota se viu forçada algumas vezes a negar sua nacionalidade e fugir ao máximo da identidade iraniana, através das roupas e dos atos. Marjane teve a vida totalmente afetada pelos problemas políticos de seu país, que influenciaram diretamente a sua juventude e a formação de quem ela era.

O livro mostra todos estes aspectos, sempre densos e complexos, sem perder a leveza da linguagem dos quadrinhos. Marjane é uma personagem que atravessa todos os acontecimentos como uma espectadora, descrevendo bem os fatos e facilitando o acompanhamento do leitor. O traço simples e leve da autora deixa o livro mais tranquilo de acompanhar para quem não está acostumado com quadrinhos; mas o conteúdo, denso e politizado, é recomendado para quem tem mais interesse na influência que a política e um estado rígido e não-democrático podem ter no dia a dia de alguém. Um livro maduro, em que mortes acontecem aos montes e pessoas desistem de sonhos e da mudança política. Porém, ao mesmo tempo, uma história sempre pincelada pela esperança da personagem principal.

Persépolis é uma história pessoal; mas, principalmente, para pessoas como nós, que sempre olhamos o Irã pelo lado de fora, é uma ótima chance de ver o país com uma visão muito mais próxima.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

3 Comentários em “Domingo dos Quadrinhos – Persépolis”


Avatar
Gabriel (Trovão) em 24.06.2012 às 17:14 Responder

Reblogged this on A voz do Trovãoe comentado:

E o domingo marca minha estréia no Poderoso Resumão, site de resenhas em que inaugurei hoje a coluna sobre quadrinhos. O escolhido para a estréia foi o ótimo Persépolis, de Marjane Satrapi. Confiram!

Avatar
opoderosoresumao em 25.06.2012 às 13:42 Responder

Coloquei na lista de desejados. =)
Paty.

Avatar
Paty em 06.02.2014 às 09:11 Responder

Terminei!!! O livro é muito bom. Essa linguagem leve dos quadrinhos que vc citou tira muito da tensão e tristeza que certas cenas teriam em outro formato, acho. O que pode ser bom e ruim. Para mim em certos momentos foi bom, em outros não tão bom assim.
Mas gostei da história e da maneira como ela contou.

Só uma correção, ela migrou para a Áustria, voltou para o Irã e depois foi para França, aparentemente, para não voltar mais. 🙂


 

Comentar