Quarentena com o Poderoso – Podcasts político/culturais
por Bruno Lisboa
em 25/03/20

Há tempos os meios tradicionais de informação (leia-se rádio e televisão) tem deixado de ser a minha principal referência quando o assunto são notícias em suas mais variadas searas.

Se a TV e rádio seguem insistindo, por vezes, em formatos datados e limitados, a internet acabou por ganhar lugar de destaque, ao oferecer conteúdo de qualidade, com análises profundas de vários aspectos da sociedade.

Como um entusiasta por cultura e política, atualmente tornei-me um consumidor voraz de podcasts que desenvolvem, em caráter semanal, episódios temáticos que problematizam as dores (e pequenas alegrias) do mundo contemporâneo .

Em tempos onde a pós-verdade e as imperativas fake news acabam por confundir a nação, o compromisso com a verdade e a divulgação da mesma deve ser um exercício praticado diariamente. E para tanto, indico abaixo cinco podcasts que tem na sua práxis este exercício, com sinopses criadas pelos mesmos.

Viracasacas : Já consolidado como um dos lugares mais queridos da podosfera brasileira, o Viracasacas é um podcast de direito, atualidades, entretenimento, política, debates variados e tudo mais que der na telha. Nosso objetivo principal é sair da mesmice, da piadinha barata, da temática rasa e óbvia. Em resumo: debater nossos conteúdos com bom humor (e alguma amargura) típicas dos tempos em que vivemos.

Mamilos: O Mamilos é um podcast semanal que discute os temas polêmicos apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. De forma colaborativa recebemos especialistas inspiradores para falar de economia, política, comportamento, educação, ciência, saúde e muito mais. Nossa busca, com curiosidade e humildade, é desenvolver um jornalismo construtivo, de soluções, não violento, com narrativas restaurativas. Um jornalismo de peito aberto, mais interessado em construir pontes do que em provar pontos.

Lado B do Rio: Diretamente da Cidade Marav… Ops, diretamente do Lado B da cidade que só é maravilhosa para uns poucos, o quarteto afiado escalado com Fagner Torres, Daniel Soares, Caio Bellandi e o apresentador Alcysio Canette é uma pedrada na vidraça das boas maneiras e do papinho furado da política amistosa. Para tremer o Leblon, toda semana eles trazem pautas quentes da cidade e contam a história que o Rio evita contar. De quebra, a amizade dos quatro vai fazer você rir e se descontrair entre uma crítica e outra.

Anticast: Comandado por Ivan Mizanzuk, o AntiCast fala sobre o que achar mais interessante, sempre prezando por uma visão crítica e questionadora. Política, arte, história e cultura digital são os temas mais explorados. Nota do editor: o mesmo é um dos mais antigos e bem sucedidos podcasts em atividade. Recentemente passou por reformulação e tem apostado em análises e entrevistas com personalidades da esfera política que tem estado na crista da onda da mudança no caótico cenário atual. O papo com Marcelo Freixo, por exemplo, é altamente recomendável.

Xadrez Verbal: O podcast do Xadrez Verbal é um semanário de política internacional. Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.

Postado em: Resenhas
Tags:

Nenhum comentário em “Quarentena com o Poderoso – Podcasts político/culturais”


 

Comentar