Resenha – Acordar Ou Morrer
por Ragner
em 23/01/15

Nota:

611592_946

Eis um pequeno livro que pode ser visto com um romance futurista ou um conto que versa bem sobe ficção científica. O enredo segue muito bem por uma história que poderia trabalhar grandiosamente a questão de universos paralelos, acredito que não tenha sido o maior interesse da autora, pois não acontece. Mas isso atinge, paradoxalmente, pontos positivos e também negativos.

A narrativa é sim muito bem construída, muito pelo fato de irem direto ao assunto e permanecerem nele, para não direcionar atenção para outros fatos que poderiam surgir. Esse é um dos pontos positivos, o que garante a estruturação de poucas páginas e livro curto, mas a ideia favorece algo muito maior e é aqui que vejo algo não tão legal por o livro ser tão pequeno. Há vários pontos que poderiam ser mais trabalhados (mais, não melhor), mas tudo ali existe seguindo uma ideia e a autora não divaga ou aumenta a narrativa a mais do que precisa. Isso é algo que deixa a história bem enxuta. Ao meu ver poderia escrever mais sim, acrescentar mais e mais páginas e é aqui que vejo o romance mais como um conto.

Tudo vai acontecendo seguindo o dia a dia de uma garota que vive em um mundo quase perfeito, geneticamente avançado e economicamente próspero. Mas como nem tudo pode ser tão perfeito, Jan tem pesadelos bastante verossímeis e isso a assusta a ponto de procurar a ajuda de um amigo médico, que trabalha em uma experiência neurológica perigosa. Jan sonha diariamente que é uma garota chamada Joana, vivendo em um mundo as avessas, com pobreza, corrupção e ainda atrasado, comparado com o seu. A cada dia os pesadelos se tornam mais e mais reais e a percepção de que tudo acontece seguindo um certo parâmetro com o mundo em que vive, Jan vai entendendo que precisa saber mais sobre esse contra-mundo e descobrir se há uma relação entre as pessoas que vivem por lá e ao seu lado.

Como já disse, o fato do livro ser pequeno, deixa tudo muito rápido e aquele sentimento de quero mais, porém a autora escreve bem, consegue construir toda uma trama que se explica e se estrutura muito bem. As ideias expostas aqui são bem formatadas e o livro não perde na qualidade da história. Mas que eu gostaria muito de algo mais universo paralelo e como que os sonhos são capazes de fazer uma ponte mais conclusiva com o que podemos vivenciar em outras realidades, isso eu gostaria.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Acordar Ou Morrer”


 

Comentar