Resenha – Controle
por Juliana Costa Cunha
em 18/11/19

Nota:

Controle é um daqueles livros que você termina e fica pensando nele por um bocado de tempo. Ao menos comigo foi assim. É um livro com final em aberto e, portanto, dá margem para que nós, leitoras/es, possamos pensar nas várias possibilidades de final da história narrada.

Por outro lado, esse final no livro, me faz pensar no controle da autora com a narrativa e sua total segurança para deixar a história “em aberto”. Como também o controle de quem está lendo o livro sobre o final da história.

Neste livro a Natália Polesso nos apresenta Nanda. Uma adolescente como tantas outras, que vive numa cidade pequena, com amigas/os fiéis com os quais está sempre junto e com brincadeiras comuns à sua idade. Andar de bicicleta e ouvir música sendo as atividades principais.

A música, por sinal, pode inclusive ser considerada uma personagem deste livro. ela tem papel fundamental na história. É, portanto, um livro com trilha sonora. E ela é toda dedicada ao New Order. A capa do livro é a reprodução de uma das capas de disco da banda, o Power Corruption and Lies. Para quem curte a banda, uma agradável referência. Para quem não conhece, uma ótima oportunidade para chegar junto.

Em determinado momento de sua vida, Nanda sofre um acidente de bicicleta, perde o controle dela e de sua vida. Ou, passa a ser controlada e também a controlar as pessoas a sua volta de outras maneiras. Ou, ainda, se torna uma pessoa controlada. É com este argumento do controle e o que de fato ele é e representa, que a narrativa do livro vai se desenvolver. E são vários os questionamentos levantados pela autora.

Nanda assume o controle de sua vida apenas aos 34 anos, quando para muitas pessoas está completamente descontrolada. Porém é neste aparente descontrole que ela assume que sua vida deve ser muito mais que uma condição de pessoa que tem epilepsia. Sua vida são seus amigas/os e amores, seus desejos e sonhos, sua bicicleta, a música e tantas outras coisas mais.

Que percurso longo que ela seguiu até chegar no controle de sua vida descontrolada! Eu adorei esse livro e indico muito a leitura.

***

Livro enviado pela editora

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Controle”


 

Comentar