Resenha – Desamores da portuguesa
por Juliana Costa Cunha
em 27/03/19

Nota:

Em Desamores da Portuguesa temos duas personagens centrais: a narradora e a portuguesa. Nos encontramos com as duas à porta da escola de suas filhas quando, num momento de real necessidade de contato com outra pessoa, a portuguesa se aproxima da narradora e trava um diálogo sobre filhos.

A partir daí, através do que nos conta a narradora, vamos conhecendo a vida da portuguesa, exilada na Inglaterra há 4 anos e sem falar nada de inglês. É importante salientar que a narradora da história nos parece ser a própria autora do livro, visto que a mesma é brasileira e mora na Inglaterra.

Marta é recifense, minha conterrânea, e no pouco que conversamos quando ela me enviou este livro descobrimos que nos formamos na mesma universidade, ela em jornalismo e eu em serviço social. Provavelmente não na mesma época. Desamores da portuguesa é seu segundo livro (o primeiro foi um livro de contos) lançado de forma independente pela Editora Imã.

Ao longo das suas 120 páginas nos encontramos com a portuguesa e seus dissabores. Ou será que nos encontramos com a portuguesa e a sua capacidade de ir deixando para trás histórias vividas por ela e que poderiam ser medíocres ao longo dos anos?

A portuguesa foi casada três vezes e teve três filhas, uma com cada um de seus maridos. Em todas as três vezes, em dado momento de suas relações, foi deixando para trás aquilo que não a fazia bem. Ou que julgou que não iria lhe fazer bem.

A portuguesa faz parte de uma comunidade de imigrantes que moram em Londres e se isolam em seus costumes da terra natal, inclusive da língua. Em dado momento, esse isolamento e a sensação de não pertencimento ao lugar onde se vive, gera na personagem muitas frustrações e limitações de sociabilidade e de saúde. É através do contato feito na porta da escola com a nossa narradora que ela, a portuguesa, vai se desfazendo de sua história na tentativa de se encontrar de novo.

Este é um romance tocante, que nos fala das incertezas da vida. Das escolhas que fazemos e das consequências dessas escolhas. Ou, simplesmente, nos fala de uma vida guiada ao sabor dos acasos.

***

O livro foi enviado pela autora

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Desamores da portuguesa”


 

Comentar