Resenha – Deuses Americanos
por Gabriel
em 24/08/13

Nota:

Deuses Americanos

Neil Gaiman é um autor renomado, já mencionado aqui em outras duas vezes. A primeira resenha analisou um livro de contos do autor; a segunda se referia a uma HQ, ambiente em que Gaiman foi formado e no qual se sente claramente mais à vontade.

No entanto, a qualidade de seus trabalhos de ficção em forma de livros longos também tem sido reconhecida já há algum tempo. E boa parte desse reconhecimento começou com Deuses Americanos, livro publicado há mais de 10 anos.

A premissa que guia este livro é simples, mas carrega a já conhecida dose de fantasia aplicada por Gaiman em tudo que o autor desenvolve: deuses, de todos os panteões possíveis, de todas as culturas antigas, modernas e atuais, vivendo juntos e às escondidas nos Estados Unidos da América (trazidos pelos imigrantes). Ao lado deles, novos deuses. Deuses gerados pela cultura dos dias de hoje, deuses que muitas vezes não identificamos como tais. E esta mistura nem sempre resulta em bons resultados.

Gaiman nos conta a estória de um homem que deixa a prisão após anos de reclusão por um crime que não fica claro, a princípio. Este homem tem grandes esperanças de retomar a sua vida, mas as circunstâncias mudam muito rapidamente e ele é puxado diretamente para o meio de um grande labirinto de referências a divindades, personagens curiosos com nomes estranhos e estórias mal contadas. Tudo isso é intercalado por pequenos capítulos em forma de contos, que transmitem estórias de pessoas e deuses e crenças em outros tempos, reforçando alguns dos pontos do livro.

Deuses Americanos é um livro bem escrito, fantasioso e cheio de referências mitológicas como só Neil Gaiman poderia criar. Se a fantasia e a mitologia são temas que o agradam, este é um prato cheio que não pode ficar mais um minuto sem ser lido. Se não são exatamente os temas que mais te empolgam, ainda assim diria que Deuses Americanos vale a tentativa. Ao contrário da impressão da Paty ao ler o livro de contos, terminei esta obra de Gaiman com muita vontade de mergulhar mais uma vez no mundo do autor.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

2 Comentários em “Resenha – Deuses Americanos”


Avatar
Raquel Moritz em 10.11.2013 às 16:30 Responder

Já que você curtiu, pode ler direto Filhos de Anansi pra ter um pouquinho de Deuses Americanos, com o Sr. Anansi 😛

Deuses Americanos é espetacular, uma das mais robustas e bem trabalhadas obras do NEil 🙂 Amo!

Abraços,

Raquel
http://www.pipocamusical.com.br

Avatar
Gabriel Cavalcante em 10.11.2013 às 22:34 Responder

Preciso ler mesmo Raquel! O Sr. Anansi no Deuses Americanos já desperta a curiosidade pra saber mais sobre o personagem… com certeza lerei.

Valeu pelo comentário!


 

Comentar