Resenha – From Dictatorship to Democracy
por Gabriel
em 20/04/13

Nota:

From Dictatorship to Democracy

Alguns livros têm histórias próprias, tão ou mais incríveis quanto as estórias que contam em suas páginas. From Dictatorship to Democracy é um desses.

Escrito por Gene Sharp com a intenção de servir a qualquer povo que esteja sob o controle de um governo opressor, este é um livro que mostrou a que veio. Exemplares deste livro têm sido encontrados entre revolucionários de diversos países desde suas primeiras edições; mais recentemente, seus maiores sucessos foram alcançados: com a abrangência atual da Internet, o livro de Gene Sharp foi distribuído e lido por muitos dos participantes das revoluções que fizeram a Primavera Árabe entre 2010 e 2012.

Mas o que exatamente este livro propõe? Sharp faz nesta obra uma pequena revisão de quais métodos devem ser usados contra governos opressores e como derruba-los em favor de um governo democrático e participativo. Os princípios da não violência e da desobediência civil são explicados e utilizados em larga escala dentro do livro, já que o autor defende que as revoluções violentas lutam justamente no campo em que os governos em questão geralmente estão em tremenda vantagem: o campo militar.

Sharp, portanto, lista as técnicas de não violência possíveis, sugere intervenções de desobediência civil, explica porque as revoluções pela violência não resolvem, deixa bem claros os problemas e os riscos de ter o Exército ao lado dos revolucionários e ressalta ao longo de todo o livro: trocar uma ditadura por outra não deve ser o objetivo dos levantes, pois corre-se o risco de perder todo o trabalho feito.

Este é um livro que já fez milhares de pessoas pelo mundo todo pensarem sobre suas condições de opressão e sobre o poder que têm em mãos. Só por isso já merece seu lugar de destaque. Além disso, tentar colocar racionalidade e métodos em algo que geralmente surge espontaneamente é uma aposta bem ousada. Parabéns a Gene Sharp.

Postado em: Resenhas
Tags: ,

1 Comentário em “Resenha – From Dictatorship to Democracy”


Especial: 6 livros para entender o atual momento no Brasil « Burn Book em 20.06.2013 às 18:34 Responder

[…] From Dictatorship to Democracy – Gene Sharp (Publicado em 20/04/2013): “Escrito por Gene Sharp com a intenção de servir a qualquer povo que esteja sob o controle de um governo opressor, este é um livro que mostrou a que veio. Exemplares deste livro têm sido encontrados entre revolucionários de diversos países desde suas primeiras edições; mais recentemente, seus maiores sucessos foram alcançados: com a abrangência atual da Internet, o livro de Gene Sharp foi distribuído e lido por muitos dos participantes das revoluções que fizeram a Primavera Árabe entre 2010 e 2012.” […]


 

Comentar