Resenha – Histórias da América Latina
por Patricia
em 13/01/15

Nota:

America Latina

Já comentei aqui no Poderoso antes como gosto da América Latina que, para mim, é uma extensão de casa. Acredito muito que temos bem mais coisas em comum do que a maioria das pessoas pensa ou consegue imaginar. Similaridades não apenas na política de hoje, mas no passado Histórico, nos povos originários, nos mitos e lendas. Infelizmente, muitos ainda acham que Miami está mais próxima de nós – ou que é mais interessante – do que o incrível Chile, a belíssima Argentina ou o adorável Uruguai.

“Histórias da América Latina” é um livro que nos mostra tudo isso utilizando-se de uma maneira das mais deliciosas: lendas regionais. Com uma coletânea sensacional que passa por 22 países da região, aprendemos como certas lendas nasceram e o que elas nos explicam. De mitos indígenas sobre o surgimento da Terra, histórias de amor que explicam o surgimento de flores exóticas e outras histórias adoráveis. O Brasil é representado pelo famoso saci-pererê e também é o conto mais longo. Temos histórias até de países pouco mencionados na região como a Guiana Francesa. A história do Panamá, por suas vez, não é uma lenda histórica e, sim, um conto real da região.

Muitos dos contos, talvez a maioria, vêem de tradições orais – quando o papel não existia e as histórias eram passadas de geração a geração.

São contos curtos – não mais de 3 páginas – que representam cada país seguido de uma lista de fatos interessantes sobre cada país. Selecionei um de cada país no final da resenha. Não é nada que não poderia ser encontrado na internet, mas o livro vai além e também coloca uma linda ilustração para cada conto. É um livro completo: para quem gosta de lendas regionais, para quem gosta de uma boa ilustração e para quem gosta de livros adoráveis que são ótimos presentes para jovens leitores. Usar lendas regionais é uma excelente maneira de mostrar como somos parecidos desde o começo. As belas ilustrações foram feitas por artistas convidados do Brasil e do exterior – mais uma decisão acertada para o contexto que desejado.

IMG_0899IMG_0904

O livro usa uma linguagem bem, bem simples facilitando a leitura para qualquer nível de leitor. De fato, o livro foi lançado pelo selo jovem da editora Planeta – Planeta Jovem. Silvana Salerno, a organizadora do livro é uma premiada autora e já adaptou para o público jovem obras de peso como Os três mosqueteiros, Os miseráveis, entre outras.

Peguei esse livro para ler durante uma ressaca literária – entre livros densos e complicados, eu estava cansada de ler. Foi uma alegria encontrar textos tão simples, tão bonitos em uma edição tão bem organizada. Recebi esse livro de uma troca do Skoob e o pedi sem saber muito. Foi uma agradável surpresa. Por mim, Salerno poderia fazer algo similar para todos os países do mundo.

****

Fatos escolhidos de alguns países:

IMG_0912 IMG_0918 IMG_0919

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Histórias da América Latina”


 

Comentar