Resenha – Horses
por Juliana Costa Cunha
em 16/03/20

Nota:

Horses é o livro de estreia de Agnaldo de Assis Nascimento e seu título é uma homenagem a Patti Smith e sua música de mesmo nome. Agnaldo também é vocalista e guitarrista da banda Versus Mare. Portanto, o universo musical está na vida do autor, assim como a vida do autor está neste universo. Porém, depois de ler seu livro ficou evidente pra mim que as artes de modo geral são parte da vida cotidiana do autor.

Compreendi este romance como um rito de passagem, do próprio autor e das tantas personagens contidas na história – Helter, Davi Victor, Felina, Sofia, Marcela, Rose, Estela, Bruno, Mathias e Luca. Todas estas personagens estão nesta história. Mais do que isso, vivem, convivem, sonham, brigam e planejam juntos.

O livro tem uma narrativa bem veloz, regada a muita música. E já deixo a dica pra deixar teu aplicativo de música aberto enquanto ler o livro e ir fazendo uma playlist. A trilha sonora do livro é incrível e, porque não, uma outra personagem. Além da música temos muitas referências a obras literárias e das artes plásticas. De modo geral as personagens estão vivendo suas vidas, tentando dar conta dela e fazê-la ter sentido.

Há muitos diálogos bastante existenciais, mas considero que o forte mesmo são os fluxos de pensamento das personagens que se intercalam e se confundem com a história narrada. É um livro com uma pegada super contemporânea e com um autor que é bem conectado com as questões da atualidade do Brasil e do mundo. Gostei muito!

***

Livro enviado pela editora

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

2 Comentários em “Resenha – Horses”


Avatar
Camila Faria em 17.03.2020 às 08:16 Responder

Curioso esse elemento musical que permeia todo o livro. E essa ideia de ir fazendo uma playlist é ótima também! 🙂

Avatar
Juliana Costa Cunha em 17.03.2020 às 14:19 Responder

Oi Camila. É muito bacana mesmo. A minha play toca quase sempre. Espero que goste da leitura. :*


 

Comentar