Resenha – O canto da borboleta
por Juliana Costa Cunha
em 01/06/18

Nota:

Rita Queiroz é doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP e possui diversos textos e poemas inseridos em coletâneas poéticas no Brasil, alguns premiados.

Neste livo, “O canto da borboleta”, Rita nos apresenta uma poesia romântica, transitando pela história da literatura e da mitologia. A poetisa nos apresenta algumas imagens marcantes e metáforas sobre a vida e seu desabrochar. Ou, sobre a lagarta que se torna borboleta.

Borboleta

Sou inteira

Sou metade

Sou parte de mim mesma

Sou ser alado

Livre como um pássaro

Sou volátil

Como a chama que fenece

ao raiar do dia

Sou cor

em tons de azul e lilás

Sou preto e branco

Como Ying e Yang

Em busca do infinito…

Borboleta é o poema que abre o livro. E pra mim ele dá a tônica do perfil dos poemas inseridos neste livro. É uma metáfora bacana desse processo de escrita e libertação da autora, frente à sua história de vida. A passagem do tempo é um outro aspecto permanente nas poesias de Rita.

Estações

Te vejo Sol

Brilho.

Te vejo Chuva

Deságuo.

Te vejo lua

Rodopio.

Te vejo tempo

Polinizo.

Então, é importante ressaltar a métrica e a rima na escrita da Rita Queiroz. A poesia dela é limpa. Cuidadosa com o que ela quer dizer e com a emoção que quer passar. Faz uso de uma linguagem tradicional e temas romanceados. Para mim, este “O Canto da Borboleta” teve momentos bacanas, mas de modo geral não me mobilizou e emocionou tanto.

Ao longo de minha vivência enquanto leitora de poesias, onde aos poucos fui me aproximando mais desta forma de expressão literária, tendo a me emocionar mais com aquelas poesias mais desconexas e, aparentemente, sem forma definida. Numa linguagem mais coloquial, também.

Entretanto, tenho em mim a compreensão que poesia, muito mais do que as outras formas de escrita, para chegar a quem lê, deve emocionar. E o que não me emociona, pode ser exatamente o que vai emocionar você que está lendo esta resenha agora. E emoção passa muito longe de métrica e rimas perfeitas.

 

***

Livro enviado pela editora

 

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – O canto da borboleta”


 

Comentar