Resenha – O método TB12
por Ragner
em 14/03/18

Nota:

 

Acredito que Tom Brady é um dos melhores Quarterbacks de sua geração e, arrisco-me a dizer, da história do Futebol Americano. Há anos ele ajuda incansavelmente seu time a participar dos Playoffs e a jogar o Super Bowl enquanto coleciona recordes como nenhum outro jogador. É impressionante seus números e sua liderança. Para termos uma noção de como ele é importante para o time – o New England Patriots -, desde que ele foi selecionado no Draft (a escolha de novos jogadores) no ano 2000, já coleciona 5 títulos e já foi 3 vezes o MVP  – jogador mais valioso – (mas também já passou por escândalos, por murchar bolas em partidas oficiais). Brady fará 41 anos em 2018.

Minha intenção a priori em ler esse livro foi de testar alguns métodos do cara que se mantêm em destaque como atleta de elite. Há uns 4 anos me enveredei de vez a praticar Boxe e hoje, com meus 39 anos, posso atestar que me sinto melhor e mais atlético do que quando eu tinha 24 anos. Mesmo não participando de grandes competições ou de vaga para Olimpíadas, me sinto confortável em praticar como um jovem de quase 30 anos e gosto bastante de uma trocação em cima de um ringue. A leitura desse livro veio muito a calhar e, assim, pude colocar em prática algumas dicas.

Brady, junto do amigo Alex Guerrero, ex-colega de time e parceiro de treino, idealizaram um método de treinamento que concilia musculação e alongamento junto a uma consciência corporal (que eles chamam de Maleabilidade) que proporciona resultados mais do que satisfatórios para atletas de todos os níveis (o alcançar uma vida de alto rendimento não se destina a somente a atletas profissionais). O livrão (grande mesmo no tamanho) trás diversas informações sobre a vida de Brady como atleta e como foi todo o processo para chegar ao resultado que deixa seu método bem seguro de resultados – além de anos de planejamento dos dois e digo que o treinamento funcionou também comigo.

Maleabilidade é o alongamento e o amaciamento diário dos músculos antes e depois da atividade física

O livro é dividido entre capítulos que contam como eram os anos de treinamento antes e depois do método, quais o princípios que norteiam o TB12, como devem ser os treinos e quais os tipos de exercícios que são fundamentais e ainda possui dicas e conceitos sobre alimentação e suplementação, seguidos por um treinamento mental que alia repouso e recuperação corporal. Brady e Alex pensaram em tudo que cerca a vida de um atleta, seja ele profissional ou amador. Digo tudo pois, acompanhando alguns esportistas de diversas modalidades, foi possível identificar condicionamentos e até pensamentos que convergem para o que o livro apresenta.

Sobre a parte do livro que se destina aos exercícios, temos treinos sem pesos, usando faixas elásticas e o próprio peso do corpo, para todo grupo muscular. Isso é formidável, já que tudo pode ser realizado em casa, sem aparelhos que ocupam lugar ou estão em academias. Ainda há estudos e exemplos de massagem e automaleabilidade com rolos de espuma e esferas vibratórias (objetos simples e de fácil acesso). Tudo muito bem ilustrado, informativo e instrutivo. Após alguns capítulos que focam no corpo, o livro se envereda por estudos de hidratação e nutrição (com direito a receitas), com mais ilustração e informações. E depois disso tudo, ainda há a conclusão de como o TB12 é eficiente, com depoimentos de outros atletas e respostas ao que eles julgam serem perguntas frequentes.

O Método TB12 é um livro bem elucidativo e que colabora com eficácia para praticantes de esportes em geral e o próprio Tom Brady é resultado afirmativo disso. A história dele como um dos responsáveis por 5 Super Bowls e ainda participar dos jogos tendo um alto rendimento, serve de justificativa para ler. Eu, por exemplo, posso confirmar que o método funciona. Desde meu início como boxeador amador, já via resultados em uma condição de vida melhorada com uma atividade física e após incluir alguns ensinamentos do TB12 (com pouco mais de um mês), alguns resultados como recuperação pós treino e vitalidade durante o treino, aumentaram satisfatoriamente.

***

Livro enviado pela editora

 

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – O método TB12”


 

Comentar