Resenha – O perigo de uma história única
por Bruno Lisboa
em 06/11/19

Nota:

Vivemos tempos tenebrosos. Tempos que tentam, de todas as maneiras possíveis, evitar que o pensamento humano evolua. Tempos que preferem ser presos ao obscurantismo, que negam parte de história e preferem contá-la a sua maneira. Tal prática é cada vez mais popular, infelizmente. Mas ainda bem existem pessoas que fazem do seu trabalho uma ode ao contrário. E Chimamanda é um delas.

A autora nigeriana ganhou fama através de Americanah, romance no qual evidencia questões ligadas à raça, identidade, gênero e ao militarismo. O feminismo, presente em obras como Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas, é também outra bandeira que Adichie costuma bradar.

Em O perigo de uma história única temos uma ensaio que é baseado numa famosa apresentação de Chimamanda no Ted Talks, onde a mesma problematiza questões ligadas ao temerário discurso de se conhecer um lado da história e adotar aquilo como verdade irrefutável.

A partir de sua própria trajetória pessoal, principalmente de quando ela deixa a Nigéria para estudar nos EUA, a autora parte do princípio em que as pessoas (incluindo ela) tendem a aceitar diversos estereótipos, sem questionar que aquela determinada situação necessita de uma visão mais abrangente.

Num dos pontos essenciais do ensaio Chimamanda evidencia como as relações de poder influenciam diretamente ao determinar qual história será contada e qual será excluída. Neste processo é comum a prática execrável de que “vencedores” tenham sua voz ampliada, cabendo aos derrotados o silêncio.

Ainda bem que a cada discurso de ódio e exclusão proferido por acéfalos surgem, cada vez mais, vozes que procuram quebrar paradigmas ao mostrar que a história da humanidade carece de revisão. E isto acaba por empoderar as minorias e mostra à sociedade o quão rico e diversificado o mundo o é.

Curto e objetivo, O perigo de uma história única é leitura agridoce por ser leve na abordagem, mas amargo se pensarmos no quanto ainda temos que evoluir quando o assunto é o grande número de narrativas que são deturpadas diariamente.

***

O livro foi enviado pela editora.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – O perigo de uma história única”


 

Comentar