Resenha – Operação Buraco De Minhoca
por Ragner
em 19/05/15

Nota:

OPERACAO_BURACO_DE_MINHOCA_1309733926B

 

Eis um livro que não é bem uma distopia e ainda assim contêm valores e situações que detalham muito bem livros que discursam sobre um futuro apocalíptico. Comecei a ler Operação sem grandes expectativas, mas fui gostando, a história me pareceu ser bem construída e com alguns detalhes foram me satisfazendo. A priori o nome do livro já tinha ganhado minha atenção, mas desconhecia sobre o que, verdadeiramente, o enredo tratava e a medida em que ia lendo, ia gostando.

Além de passear por cenários que discorrem sobre um futuro distópico, a autora narra a intenção humana de conhecer novos mundos a partir de viagens planetárias, envereda sobre conhecimentos que integram viagens espaço-temporais e faz isso bem, sem uma ampla análise científica, trabalha com simplicidade e coerência que também consegue deixar o leitor interessado em toda a história, mesmo sem grandes descobertas inovadoras.

 

03142624467071

 

Estamos no final do século XXII e 14 jovens estão sendo preparados para uma viagem que poderá salvar a raça humana. Nosso planeta Terra está em vias de se tornar inabitado e a única solução aparentemente possível é levar vida a outro sistema solar que possui condições parecidas com o nosso e para isso um milionário chinês tem gastado seu tempo, fortuna e conhecimento para construir uma nave capaz de viajar anos luz até o novo planeta.

14 jovens, 7 casais, cada um originado de diferentes regiões do planeta. Cada um deles foram projetados, com materiais genéticos escolhidos em clínicas especializadas para nascerem com qualidades que pudessem favorecer o aprendizado e excelente saúde. A projeto Arca De Noé partirá no ano de 2192, mas uma jovem precisa saber mais sobre si mesma, seus antepassados e descobrir como mudar o destino da Terra. Indo contra o Dr Cheng Gong, Mira tenta encontrar alternativas para salvar o planeta e precisa conseguir convencer seus amigos.

A autora consegue incorporar a teoria da relatividade de Einstein de maneira bem prática e funcional para o entendimento do leitor, vai enveredando por questões basilares sobre buracos de minhoca e até sustenta bem alguns questionamentos sobre viagens temporais e suas consequências. Quando o livro já estava quase no fim, me perguntava como muita coisa ainda seria resolvida e como em poucas páginas ela conseguiria fechar certas pontas de forma sensata e afirmo que agradei um bocado do final. O final deixou claro, para mim, que a autora com sua escrita, mesmo não sendo exemplar para 4 canecas ou mais, poderia chegar lá se eu tivesse levado a leitura com uma visão menos exigente.

 

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Operação Buraco De Minhoca”


 

Comentar