Resenha – Paulo Freire mais do que tudo – uma biografia filosófica
por Juliana Costa Cunha
em 19/09/19

Nota:

Walter Kohan é filósofo e professor da UERJ e neste Paulo Freire mais do que nunca – Uma biografia filosófica, lançado pelo selo Vestígio da Editora Autêntica, traça um perfil filosófico da vida e da obra do educador pernambucano Paulo Freire.

O livro conta com uma entrevista do autor com o filho de Freire, Lutgardes Costa Freire como capítulo inicial e, na sequência, divide a análise e discussão em 5 princípios: a vida, a igualdade, o amor, a errância e a infância. Com isso traz a perspectiva de como o pensamento de Paulo Freire está ligado ao ato de educar, à vida, à amorosidade, à igualdade entre as pessoas e a liberdade de pensar. Em cada um desses princípios Kohan traça um paralelo entre o pensamento e a prática de Freire com o pensamentos de alguns renomados filósofos.

Faz mais do que isso, afirma ser o próprio Freire um filósofo visto que pensa a educação e a política de maneira muito próximas e relacionadas. O Educador, Patrono da Educação no Brasil, faz de sua vida uma questão filosófica e da filosofia uma questão existencial na luta pela igualdade de classes e conhecimentos. Por um mondo sem opressores e oprimidos.

Também é relevante nesta biografia as passagens nas quais o autor faz referências aos equívocos cometidos por Freire ao longo de sua vida. O capítulo das errâncias, traz não só a andança do educador pelo Brasil e pelo mundo (incluindo seu período de exílio), como também estes equívocos. Alguns assumidos por ele ao longo da vida. Outros não.

É importante também destacar que o autor reafirma o caráter emancipatório e libertador da filosofia e educação Freiriana, contextualizando também no nosso momento atual no país, já que Freire passou a ser alvo de vários ataques à sua pedagogia. Não é à toa o medo que se tem de Paulo Freire. Sua pedagogia é libertadora e emancipatória. É questionadora e vinculada ao contexto social. É política (sem ser partidária).

Em tempo de ódio a pedagogia Freiriana nos traz a amorosidade como foco de suas ações. É um livro necessário, mesmo que revolva nossas almas e corações de angústia pelo momento crítico que passamos no país. É uma utopia necessária.

***

Livro enviado pela editora

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Paulo Freire mais do que tudo – uma biografia filosófica”


 

Comentar