Resenha – Planet Hemp: Mantenha o respeito
por Bruno Lisboa
em 20/02/19

Nota:

Escritor, jornalista, quadrinista e gestor cultural. Estas são apenas algumas das várias funções que Pedro de Luna acumulou nos decorrer dos anos. Em especial a década de 90, período em que viveu, acompanhou in loco a efervescente cena alternativa musical que imergiu Brasil à fora.

A expertise adquirida foi transformada em nove livros que analisariam não só o universo da música, mas também áreas adjacentes como a vida e obra do quadrinista Marcatti (em “Marcatti: Tinta, Suor e Suco Gástrico”). Sua obra mais recente e, talvez, mais ambiciosa foi lançada em dezembro de 2018: a biografia Planet Hemp – Mantenha o Respeito, que cobre a carreira da banda, que, a sua maneira, mudou a música brasileira, vide a mistura explosiva de ritmos como rock, rap, reggae, hardcore e adjacências e na adoção de bandeiras como a liberdade de expressão e descriminalização das drogas nas letras.

No livro, a carreira da banda criada por Marcelo D2 e Skunk no inicio dos anos 90 é passada a limpo de maneira primorosa até 2018, fruto de uma longa pesquisa que contou com mais de 100 entrevistados.

Fugindo do formato chapa branca, o abrangente texto traz à tona diversas desavenças (principalmente por parte de ex-integrantes) demonstrando que ainda existem muitas rusgas e feridas a serem curadas.

Outro ponto a favor é que, acertadamente, o autor ao contar a trajetória do grupo faz também um belo recorte do que acontecia culturalmente no Brasil, principalmente no underground, graças ao crescimento de diversas cenas locais e de diversas mudança mercadológicas que acabaram por definir os tempos de hoje.

Aos trancos e barrancos o Planet Hemp segue vivo. Mesmo não lançando nada há tempos a banda consegue se manter extremamente relevante, principalmente devido a manutenção de um forte discurso político ante as agruras dos nossos tempos, marca esta tão presente nas letras atemporais que seguem dizendo muito sobre o Brasil.

Respeitando o legado do grupo, a obra de Pedro de Luna é um importante exercício sobre a música brasileira, de ontem e de hoje.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Planet Hemp: Mantenha o respeito”


 

Comentar