Resenha – Sobre o autoritarismo brasileiro
por Bruno Lisboa
em 16/10/19

Nota:

O Brasil vive em sua história recente um dos períodos mais nefastos e confusos de sua trajetória, numa narrativa que nunca parece ter fim. Afinal, o que dizer de uma era na qual inúmeros retrocessos vieram à tona? O que dizer desta polarização que tanto nos divide e nos assola? O que dizer sobre esta propagação do discurso de ódio que vem crescendo assustadoramente? São perguntas que para muitos seguem sem resposta.

Muitas das vezes nos faltam palavras para descrever/compreender de fato que momento é este o qual vivemos. Mas ainda bem que existem pessoas como Lilia Schawarcz que nos ajudam a esclarecer e colocar a pratos limpos.

Em Sobre o autoritarismo Brasileiro Lilia, que hoje sem dúvida é das vozes mais importantes desse país, disseca a história do Brasil. Mas aqui ela parte de uma premissa que difere de Brasil: uma biografia, obra também de sua autoria escrita em parceria com Heloisa Starling, pois o nobre intuito desta nova obra é traçar um paralelo histórico do nosso país, mas focando em nossas origens autoritárias (da época da colonização) e como elas reverberam até hoje; desconstruindo a visão do “brasileiro cordial” de Sérgio Buarque de Holanda.

Em capítulos distintos a historiadora e antropóloga aborda temas variados, que muito dizem respeito a contemporaneidade, como o racismo, a corrupção, a desigualdade social, a violência e a intolerância. Sem achismos, tudo é feito de forma didática e profunda; num grande exercício de pesquisa que traz à tona dados que comprovam uma parte da história que muitos querem ignorar a existência ou varrer para debaixo do tapete.

Numa era onde as “fake news” imperam, a leitura de obras como Sobre o autoritarismo brasileiro se tornam essenciais não só para compreender os nossos tempos, mas também funciona como um manifesto/manual em prol da defesa e manutenção de uma nação democrática que, aos poucos, vai sendo desfalecida por ideais que não cabem mais neste mundo.

Escute também o Podcast sobre o livro: Rede Poderosa de intrigas

****

O livro foi enviado pela editora.



Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Sobre o autoritarismo brasileiro”


 

Comentar