Resenha – Um beijo de colombina
por Juliana Costa Cunha
em 06/05/19

Nota:

Em Um beijo de colombina, Adriana Lisboa nos apresenta três amores: o amor pelo Rio de Janeiro; o amor pelo objeto livro; e o amor por Manoel Bandeira.

Teresa, a personagem do livro, desaparece no mar de Mangaratiba, no RJ e seu corpo não é encontrado. Teria ela morrido? Na geladeira, fixado a um imã os versos de Bandeira “nas ondas da praia, nas ondas do mar, quero ser feliz, quero me afogar”. Até o momento deste sumiço, Teresa tinha uma relação de 8 meses com João. E é João quem vai juntando os pedaços dessa história para nos contar. Escrevendo essa história para também a exorcizar.

É nesse percurso do encontro e da escrita que vamos passeando pelas ruas do centro do RJ, com seus casarios, botecos e restaurantes centenários. Nos lançamos numa história que tem seu olhar voltado para o amor, ao mesmo tempo em que nos deparamos com o fazer literário. Para isso o poeta Manoel Bandeira e seu livro (LINDO!) Estrela da Vida Inteira é nosso guia.

No passeio que fazemos pela história narrada, nos deparamos com diversas alusões a este livro: o título dos capítulos, o nome das ruas, a rua e a casa onde o poeta morou no RJ e vários trechos do livro inseridos na narrativa da história que Adriana vai nos contando.

É tudo muito bem costurado. Eu mesma só me dei conta do livro dentro do livro muitas páginas já lidas. E foi uma agradável surpresa. Um livro que esbanja delicadeza no fazer literário e na escrita. Meu primeiro contato com a autora e deixou gostinho de quero mais.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Um beijo de colombina”


 

Comentar