Revisitando – O cerne da questão
por Ragner
em 29/12/19

Nota:

Graham Greene é um dos escritores que já ouvi muito, mas nada leio. O cerne da questão (que já foi resenhado aqui) é meu primeiro livro desse autor inglês. Assumo que foi uma experiência interessante e pretendo ler mais. Pesquisando aqui vi que Greene escreve muito sobre espionagem e o Cerne é um dos seus livros que tem uma vertente mais religiosa. Careço muito ler mais de suas obras, para entender mais sobre sua escrita.

Em “O cerne da questão” temos o casal Henry Scobie – major da polícia colonial britânica – e Louise como protagonistas do livro. Scobie é um policial que se esforça em se manter íntegro e honesto, muito pelas suas convicções religiosas (católico devoto). Ele é o responsável por fiscalizar e inspecionar os navios que atracam no porto e depois partem para a Europa. Louise é a esposa deslocada e que se sente solitária onde vivem. Ela deseja se mudar para a África do Sul e ele quer a felicidade dela.

Scobie trava então um embate moral dentro de si. Para realizar o desejo da esposa, ele precisa aceitar a ajuda de um agiota local – Yusef – que depois, por ser contrabandista, passa a cobrá-lo pelo empréstimo.

Scobie ainda passa por mais conflitos. Ele e a esposa sofrem pelo luto da filha morta em um naufrágio, uma promoção de cargo que não vinga e as outras questões que pesam em sua profissão. Além destas pertubações, que vão colocando em cheque suas convicções, Scobie conhece Helen Rolt, sobrevivente de outro naufrágio, e se tornam amantes (o que não é spoiler, pois está na própria orelha do livro). Os princípios que sustentavam seus ideais éticos estão estremecidos. Scobie trava um confronto pessoal com sentimento de responsabilidade e dever, de pena e culpa.

Greene desenvolve bem seus personagens e caracteriza muito bem suas crises. Minha leitura demorou um pouco para engatar, mas fluiu quando consegui perceber como o autor deixa claro questões da natureza humana, sem soluções evidentes ou fáceis. Fica a dica para quem quer experimentar uma leitura que revela um pouco da condição humana.

***

O livro foi enviado pela editora

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Revisitando – O cerne da questão”


 

Comentar