Meme Literário 2013/Ragner
por Ragner
em 24/12/13

2013 year with fireworks and clock displaying 5 minutes before m

 

Seguimos com o Meme inciado com a Bella Italiana e hoje deixo registrado meus 31 “dias” para galera conhecer um pouco mais do meu gosto literário.

Dia 01 – Se você leu algum livro hoje, cite um trecho; se não leu, cite algo do livro que estiver lendo. 

“Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.” – O Oceano No Fim Do Caminho.

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá depois do atual?

A Farsa De Prometeu – Robert Ludlum e começar O Oceano No Fim Do Caminho – Neil Gaiman. Iria retornar quente no Os Homens Que Não Amavam As Mulheres do Stieg Larsson, mas começo o ano com ele.

Dia 03 – Você faz algum registro dos livros que lê e, se faz (ou não), por quê?

Só pelo Skoob, mais para saber quais já li e quantos, mas isso se começou ano passado.

Dia 04 – Como você escolhe seus livros: recomendação de amigos, resenha, blogs, sites, pela capa, por título, por impulso?

Muito pelo gênero que me agrada, pouco por recomendação (quase só a Patrícia me ajuda nisso, kkk), bastante por promoções enlouquecidas que surgem, algumas vezes pela beleza do livro, pelo título ou pelo escritor e diversas vezes por impulso, que acabo não me controlando e comprando mais do que estou conseguindo ler.

Dia 05 – Você tem um momento ou local favorito para ler?

Leio MUITO nos ônibus durante o percurso para o trabalho e na volta. Gosto muito de ler na cama ou jogado no sofá quando o tempo está totalmente a disposição disso.

Dia 06 – Qual a obra que determinou sua paixão por livros?

Creio que não há uma obra, mas muitos com certeza ajudaram, com seu enredo, história e por ai vai.

Dia 07 – Qual o autor favorito – aquele que você gostaria de ler a obra completa (se já não o fez)?

Passei por autores favoritos, não há hoje em dia um somente. Por um tempo me cobrei ler toda a obra de Jostein Gaarder, faltam 3 dele, atualmente quero ler todos do Harlan Coben (com o Myron principalmente). Li todos de Conan Doyle com Sherlock (não as Aventuras ou Histórias). São muitas as opções.

Dia 08 – Que livro/autor já decepcionou você?

Decepção não me recordo. Livros que já parei de ler, tento voltar com o tempo, mas autor e livro decepcionante não creio que tenha, costumo acertas nos que compro ou leio.

Dia 09 – Que livros você está lendo neste momento e por que logo estes?

O Oceano No Fim Do Caminho – Neil Gaiman. Não conheço a obra do Neil, não li Sandman ainda (sim, vergonha) e como ele tem alguns romances, começar pelo mais novo, li muita coisa boa sobre.

Dia 10 – Que livro é o seu objeto do desejo?

Caracas, alguns muitos. Não tenho UM livro objeto de desejo, gosto muito de literatura e ela por si já faz parte do meu desejo.

Dia 11 – Gêneros de literatura: qual você ama e qual odeia?

Literatura policial, com conteúdo filosófico, ficção em geral curto muito e estão entre os gêneros que mais me agrada. Aquela literatura romântica, mela cueca ou cheia de gracejos juvenis não me interessa muito.

Dia 12 – Qual a importância na edição (fonte, capa, papel, margens) para você?

Gosto muito de capas de livros, quando a edição de um livro é bem cuidada, diagramação e todo o resto, eu levo em consideração também. Gosto de desfrutar visualmente do livro, me chama muito a atenção, letra e cor de papel agrada bastante.

Dia 13 – Orelhas e quarta capas: o que elas podem (e devem) ou não dizer?

Até hoje sinopses em orelhas e o que está escrito a mais não me atrapalharam, elas podem e devem conter conteúdo que aguça o interesse e a curiosidade do leitor. O que não pode rolar, jamais, no meu entendimento, é um spoiler, mas isso ainda não tive o desprazer de ler.

Dia 14 – “Nosso amor é impossível!”: conte sua história de amor por um personagem literário.

Ainda não li os livros com a Lisbeth Salander, MAS, sendo melhor ainda do que no filme acredito e MUITO que poderia acontecer com ela, ela e com a Esperanza Diaz. Essas são as que lembro de imediato, pode ser que tenham mais.

Dia 15 – “Meu salvador!”: revele sua admiração pelo seu herói literário, aquele personagem que inspira o que você é.

Sou mega fã do Myron Bolitar (com momentos querendo ser o Win), de Sherlock Holmes, mas ainda sinto uma predileção por Nikolai Hel (Shibumi), esse eu gostaria de ser um pouco mais que os outros. 

Dia 16 – Sua estante gosta mais de ficção ou não ficção?

Disparado ficção, mas quero balancear isso ainda.

Dia 17 – Peças de teatro: recomenda alguma ou passa longe?

Já gostei bem, hoje leio menos, mas não por não gostar, apenas por ter menos contato. Recomendo muito “Sonho De Uma Noite De Verão”.

Dia 18 – A capa inesquecível e o livro ruim e a capa medonha e o livro inesquecível: você já topou com esses casais?

Ainda não topei por isso não.

Dia 19 – Ebooks: amou ou deixou?

Não sou consumidor de ebooks, pelo menos ainda.

Dia 20 – Os inesquecíveis dias da infância: você teve algum livro que ficou lá?

Livros não me recordo muito bem, mas sempre fui mega fã de quadrinhos. Fica a dica, para leitores iniciantes ou já iniciados.

Dia 21 – Os turbulentos tempos da adolescência: que livro emergiu deles?

Isso não rolou com livros não, mas sim com quadrinhos e Asilo Arkhan (Batman), Akira e os 1ºs quadrinhos da série Vertigo mexeram bem comigo.

Dia 22 – O marco entre a juventude e a maturidade: ele está em algum livro que você leu?

Sinceramente não me recordo qual livro distinguiu isso. Mas acredito bem que Conan Doyle, John Grisham e Heinz G. Konsalik me ajudaram MUITO nessa passagem.

Dia 23 – Comprar livros: onde e quando?

Ultimamente tenho comprado direto pela internet, mas sempre amei livrarias. Sempre compro quando posso e quando nem posso tanto, kkkk. Tenho que frequentar mais sebos, sempre rola de encontrar algo interessante garimpando.

Dia 24 – Comprar livros: pra quem?

Amaria comprar pra todos que conheço, mas nem todos são amantes de leitura e já falaram que “poderia ser outras coisas”, uma dica DIRETA de que o livro não agrada sempre, kkkkk. Compro para quem eu sei que vai se esforçar para ler ou gosta desse tipo de presente.

Dia 25 – Revisitar um livro é bom?

Sempre. Acredito que várias vezes é possível ler certas partes com um entendimento diferente ou mesmo ler para recordar o que mexe contigo ou te faz refletir…

Dia 26 – Sua biblioteca é sua e ninguém tasca ou você liberta seus exemplares pelo mundo?

Até que empresto bem meus livros, para qualquer um que tenha vontade de ler. Perdi dois nesses dois últimos anos assim, mas mesmo assim não consigo não emprestar. Reclamo, fico chateado, mas ainda empresto, kkkk.

Dia 27 – Se você fosse um personagem, qual seria?

Hoje em dia Myron Bolitar, anos atrás Nikolai Hel.

Dia 28 – Veja o filme e leia o livro: quantas vezes isso aconteceu com você?

Aconteceu algumas vezes, muitas delas com boas surpresas, do tipo que a adaptação foi bem interessante e uma que recordo bem foi O Caçador De Pipas.

Dia 29 – Leia o livro, veja o filme: que adaptações você amou e quais odiou?

Gostei DEMAIS de Harry Potter ao fazer isso. No 1º filme fiquei observando as falas, as cenas, cenários e gostei de muita coisa, poucas foram as que não curti.

Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou?

O Oceano No Fim Do Mundo – Neil Gaiman.

Dia 31 – O livro do ano na sua estante é…?

Como a maioria dos livros lidos nesse ano possuem alguma identificação entre eles, escolho A Sombra Do Vento – Carlos Ruiz Zafón, por ser uma grata surpresa e que gostei DEMAIS.

Postado em: Sem categoria

1 Comentário em “Meme Literário 2013/Ragner”


Avatar
Paty em 24.12.2013 às 10:12 Responder

“…bastante por promoções enlouquecidas que surgem”…hahahahahahhaha..eu entendo tanto isso. Ai ai…e 2014 é ano de Bienal hein?! Só alegria para o meu bolso. hahhahah


 

Comentar