Meme Literário 2013/Thiago
por Thiago
em 27/12/13

2013 year with fireworks and clock displaying 5 minutes before m

Então, vamos fechar o ano com estas perguntinhas. Foi impressionantemente bom responde-las, parar e rever minhas leituras me empolgou bastante e fez brotar várias ideias.

Que 2014 seja um ano de ótimas leituras para todos!!

Dia 01 – Se você leu algum livro hoje, cite um trecho; se não leu, cite algo do livro que estiver lendo.

“A patrulha da noite não toma partido, Jon pensou, mas outra voz dentro dele disse, palavras não são espadas”. George R. R. Martin – A dança dos dragões. As crônicas de gelo e fogo.

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá depois do atual?

O último foi o quarto da série Guerra dos Tronos, O Festim dos corvos. O próximo será Queda de Gigantes, do Ken Follett.

Dia 03 – Você faz algum registro dos livros que lê e, se faz (ou não), por quê?

Nenhum, nem pelo Skoob.

Dia 04 – Como você escolhe seus livros: recomendação de amigos, resenha, blogs, sites, pela capa, por título, por impulso?

Todas as opções acima mais alguma necessidade ligada a estudo ou trabalho.

Dia 05 – Você tem um momento ou local favorito para ler?

Leio a qualquer momento e em qualquer lugar, claro que com as devidas exceções do bom senso.

Dia 06 – Qual a obra que determinou sua paixão por livros?

Não tenho a mínima ideia.

Dia 07 – Qual o autor favorito – aquele que você gostaria de ler a obra completa (se já não o fez)?

Edgar Morin, a obra dele é muito extensa e diversificada, mas já li boa parte.

Dia 08 – Que livro/autor já decepcionou você?

Vou concordar com o Ragner nessa, existem livros que paro mas volto com o tempo. Geralmente sei onde estou pisando antes de começar a ler, logo raramente me decepciono.

Dia 09 – Que livros você está lendo neste momento e por que logo estes?

Novembro de 63 do Stephen King pois é o último dele e o tema me agradou bastante (viagem no tempo) . Além dele estou lendo o quinto livro de guerra dos tronos A dança dos dragões  porque sou uma pessoa bem persistente.

Dia 10 – Que livro é o seu objeto do desejo?

A obra completa do Edgar Morin.

Dia 11 – Gêneros de literatura: qual você ama e qual odeia?

Amo livros de história e de literatura fantástica e não vou dizer que odeio mas tenho grande dificuldade em livros de auto-ajuda, afinal se a ajuda vem de uma fonte externa a você (no caso o livro, ou melhor, o autor) deveria se chamar ajuda apenas. Além disso tenho preconceito com livros do estilo de Crepúsculo e 50 tons de cinza (sim, ponho eles no mesmo barco), nem sei em que gênero os encaixar.

Dia 12 – Qual a importância na edição (fonte, capa, papel, margens) para você?

Uma boa edição é extremamente importante pra mim. Não que eu queira livros com papéis caros e capa dura, mas a escolha da fonte e diagramação facilitam a leitura. Além disso a edição está na boa revisão do texto, seja uma tradução ou não, existem livros com pesados e grotescos erros de português e que você sabe que foram feitos as pressas, nessa hora me vem uma grande preguiça de ter pago o valor do mesmo.

Sei que o mercado brasileiro de livros ainda precisa encontrar um meio termo entre o que é uma boa edição e o que é uma edição que simplesmente deixa o livro mais caro.

Dia 13 – Orelhas e quarta capas: o que elas podem (e devem) ou não dizer?

Gosto quando elas me dão dois tipos de informação: 1- sobre o autor, citando nome de outras obras do mesmo. 2- um drink sobre a obra, algo que me faça querer ler, mesmo que me engane e que o livro não seja lá tão bom.

Dia 14 – “Nosso amor é impossível!”: conte sua história de amor por um personagem literário.

Acho que nunca passei por isso, talvez a mulher gato nos quadrinhos…

Dia 15 – “Meu salvador!”: revele sua admiração pelo seu herói literário, aquele personagem que inspira o que você é.

Vou concordar com o Gabriel quanto o Constantine, mas Gandalf e Aragorn não podem ser esquecidos. Também vale falar do elfo negro Dritz do Urden (um personagem de uma série de romances do mundo de rpg Forgoten Helms).

Dia 16 – Sua estante gosta mais de ficção ou não ficção?

Minha estante hoje deu uma boa balanceada, mas por muito tempo a não ficção e os livros acadêmicos predominavam.

Dia 17 – Peças de teatro: recomenda alguma ou passa longe?

Apenas meus amigos mais próximos sabem, mas sou um ator frustrado, fiz curso de teatro e tudo, mas na época nem queria ser ator, quis mesmo foi durante o curso. Fiz porque queria ser dramaturgo quando era adolescente, mas claro nem uma coisa nem outra foi pra frente, mas como diria Joseph Klimber “a vida é uma caixinha de surpresas”.

Sobre peças recomendo qualquer coisa do Nelson Rodrigues, principalmente “Perdoe-me por me traíres”.

Dia 18 – A capa inesquecível e o livro ruim e a capa medonha e o livro inesquecível: você já topou com esses casais?

As capas marcantes são as dos livros de partes do corpo humano da editora Taschen, tem um sobre bunda, peito, pernas e pênis. Uma capa muito boa com um livro ruim foi de um livro sobre azeite que li na casa de um amigo, não me recordo o nome agora, mas vinha até numa lata, super bem bolado, mas me acrescentou quase nada sobre o assunto.

10174382

Agora, o livro bacana com capa meia boca é um que ainda estou lendo, O poder da espada do Joe Abercrombie.

Dia 19 – Ebooks: amou ou deixou?

Ainda não consumo o tanto que gostaria por não ter um aparelho leitor de ebooks adequado, mas a vida acadêmica (da qual me afastei temporariamente) me fez e faz consumir ebooks e artigos científicos em grande quantidade.

Dia 20 – Os inesquecíveis dias da infância: você teve algum livro que ficou lá?

Vários da coleção vagalume como A ilha perdida e o Escaravelho do diabo, mas o principal foi A droga da obediência do Pedro Bandeira.

Dia 21 – Os turbulentos tempos da adolescência: que livro emergiu deles?

Tolkien é muito marcante pra mim, mas não foi a trilogia do Senhor dos Anéis e sim o Hobbit que marcou minha adolescência.

Dia 22 – O marco entre a juventude e a maturidade: ele está em algum livro que você leu?

Como vejo o mundo de Albert Einstein. Livro pesado e que me fez pensar muito na minha adolescência.

Dia 23 – Comprar livros: onde e quando?

Sempre que der vontade e em qualquer lugar. Internet, sebo, livraria comum, livraria especializada, banca de jornal, supermercado, drogaria; se qualquer um desses lugares tiver o livro que quero ou se tiver um livro e me despertar o desejo da compra eu levo. Claro que tenho minhas livrarias e sebos preferidos, aquele que você já conhece os vendedores, os livreiros, o gerente, o dono e fica batendo papo horas com todo mundo.

Dia 24 – Comprar livros: pra quem?

Geralmente dou livros de presente pra qualquer um, se for alguém que não gosta ou não tem o costume de ler procuro algum livro que trate de um assunto de interesse da pessoa, afinal incentivar a leitura é sempre importante (manias de professor).

Dia 25 – Revisitar um livro é bom?

Claro, a nossa visão de um livro (ou de qualquer outra obra de arte e até de situações diversas das nossas vidas) não é estanque, ela sofre influencia de como estamos nos sentindo na hora, se estamos alegres, tristes, da nossa idade, cultura, referências, conhecimento e maturidade; ou seja, coisas que são fluidas.

Dia 26 – Sua biblioteca é sua e ninguém tasca ou você liberta seus exemplares pelo mundo?

Empresto e até os dou as vezes, acredito que o conhecimento é feito para circular. Sim, muitas vezes perco os livros, mas perdemos tantas coisas na vida, ontem mesmo perdi meus óculos…

Dia 27 – Se você fosse um personagem, qual seria?

Que pergunta complicada, pensei em vários, mas todos com vidas ruins e muito, mas muito difíceis. Fico com um que não tem uma vida fácil mas vive em uma posição mais confortável e é o armador do time de personagens de Tolkien. Sim, estou falando do Gandalf.

Dia 28 – Veja o filme e leia o livro: quantas vezes isso aconteceu com você?

Se o filme me agradar procuro informações sobre o livro e as vezes leio, mas não é algo frequente.

Dia 29 – Leia o livro, veja o filme: que adaptações você amou e quais odiou?

A  melhor e mais audaciosa adaptação pra mim é a trilogia do Senhor dos Anéis. A pior sem sombra de dúvida é  uma decisão complicada por isso vou propor um empate entre duas adaptações de Hqs, sendo elas O Demolidor e O Lanterna Verde, não culpo aqui os protagonistas como a maioria gosta, mas sim os produtores e diretores que perderam uma excelente oportunidade de fazer um bom filme com histórias já sólidas e bem elaboradas.

Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou?

O último livro que comprei pra mim foi Novembro de 63 do Stephen King.

Dia 31 – O livro do ano na sua estante é…?

Deuses americanos do Neil Gaiman, um livro que entrou pra lista dos melhores livros que já li. Eu sou fã de literatura fantástica e de mitologia, Gaiman mistura isso e faz a mescla do fantástico com o real de uma maneira incrível. Recomendo sem medo, mas mesmo assim não é um livro pra qualquer um.

Postado em: Sem categoria

2 Comentários em “Meme Literário 2013/Thiago”


Avatar
Paty em 27.12.2013 às 07:16 Responder

Queda de Gigantes é FENOMENAL!!! =D

Avatar
Thiago em 27.12.2013 às 23:48 Responder

Li só o comecinho e gostei muito, promete bastante!!!


 

Comentar