Resenha De Quadrinho – Batman vs Aliens
por Ragner
em 18/05/16

Nota:

b2 001

 

Eis um quadrinho um tanto quanto antigo do Homem Morcego. Uma história fora de sua cronologia e que exalta bem seus maiores “poderes”. Em Batman vs Aliens o Morcego de Gotham é detetive, implacavelmente solitário, o maior lutador do mundo e que não mata (a não ser seres extraterrestres enraivecidos que querem matar geral). Encontrei essa HQ entre algumas bagunças minhas que precisavam há tempos de uma ordem, de cara já pensei em resenhar aqui.

O Morcegão é quase que um integrante do Poderoso. Já passou por aqui várias vezes, seja resenhado em alguma HQ, filme ou até mesmo sendo citado em algum livro ou seriado. Vocês podem encontrar tudo aqui. E como não nos cansamos de tê-lo presente, hoje vai mais um quadrinho que merece estar em nossa coleção. Desta vez o inimigo não é humano e ainda veio do espaço. É algo bem diferenciado e que até carece de alguns entendimentos do leitor, pois não temos o Coringa, Ra’s Al Ghul, Bane, Charada, Duas Caras ou mesmo a Mulher Gato como antagonista. Agora o “bicho” é o Alien, aquele mesmo que enfrentou o Predador duas vezes e já teve ótimos filmes no cinema.

A Graphic Novel criada pro Ron Marz e Bernie Wrightson foi lançada em duas partes. Não há história de criação, nem de apresentação e muito menos contextualização. Tanto o Batman quanto o Alien já existem sem a necessidade de explicação e o enredo acredita no conhecimento prévio de quem está lendo. A narrativa vai sendo desenvolvida de maneira ágil sem ser corrida e os personagens presentes vão sendo explorados de acordo com os acontecimentos de cada ato: o aparecimento do Batman, as motivações de cada integrante do grupo que está na selva, onde acontece a história, o encontro da nave extraterrestre, as intrigas que colocam cada um agindo de acordo com seu interesse, o surgimento do monstro, o enfrentamento que acontece com alguns Aliens e as ações para saírem da selva em segurança (há várias mortes). Cada gibi tem seu clímax, o que deixa cada parte mais interessante ainda e em momentos assim a narrativa mostra o quanto Batman é um herói diferenciado e o quanto a ameaça alienígena é perigosa.

Os desenhos e argumentação são bem desenvolvidos. O Homem Morcego e sua preparação tanto para combate quanto para investigação caracterizam bem sua performance que era efetivamente explorada na época (atualmente suas histórias ou são mais corporais, ou com menos acontecimentos “fora da linha histórica” e nos anos 90 as histórias paralelas e as potencialidades do Batman – lutador e detetive – existiam com maior interação). Batman vs Aliens é uma das muitas narrativas alternativas que tomavam conta das bancas. O Cavaleiro das Trevas já enfrentou outros heróis e vilões de outras editoras em crossovers e até mesmo já rolou um amalgama entre seu personagem e o do Wolverine, surgindo o Garra Das Trevas (que já li, e vou tentar encontrar se ainda existe entre meus gibis), mas hoje em dia isso não tem acontecido. Uma pena.

 

Postado em: Quadrinhos
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha De Quadrinho – Batman vs Aliens”


 

Comentar