Resenha De Quadrinhos – Maurício De Souza por 50 Artistas
por Ragner
em 10/06/14

Nota:

21622213_4

Esse é quase um Revisitando, pois já houve uma resenha sobre a celebração dos 50 anos de carreira do Maurício De Souza, porém o que já foi resenhado aqui pelo nosso camarada Gabriel, é sobre outro volume e com novos 50 artistas. O que estamos publicando agora é o 1º volume e, mesmo não sendo um leitor bem conhecedor da obra do maior desenhista nacional, escolhi resenhar tal obra pelo simples fato de que toda a coleção de quadrinhos desenhados por outros artistas, pelo selo Graphic MSP, já lançados sobre a turma da Mônica e companhia, já fazer parte do acervo de quadrinhos que gostamos muito, graças ao, também camarada, Thiago.

A Turma Da Mônica nunca foi assim minha leitura favorita de quadrinhos, mas é inegável a condição de celebridade que todo o universo criado pelo Maurício possui. Já li algumas revistinhas, já li também algumas hqs da turma jovem, mas ainda não tive o prazer de conhecer direito a nova coleção com outros desenhistas. Para esse ano e o próximo já é esperado o lançamento de mais títulos e já acredito veementemente que serão resenhados por aqui. Fiquemos no aguardo de surpresas boas.

O projeto desse especial com 50 artistas faz parte de um planejamento que festejaria o “cinquentenário de carreira do pai da Turma da Mônica” e para prestar uma homenagem ao desenhista nacional mais conhecido, muitos outros estilos e desenhos estilizados foram sendo convidados para integrar tal volume. Outras duas já foram lançadas e já conhecemos o volume 3. Tentarei ainda encontrar o 2º e apresenta-lo aqui para vocês.

 

images

 

Tirinhas, páginas, enredos mais elaborados, narrativas ligeiramente rabiscadas, tudo muito bem cuidado e com estilos completamente diferenciados agregam nostalgia e celebração em uma HQ totalmente dedicada aos personagens que há décadas fazem parte da cultura do brasileiro. Podemos ler e passear pelas páginas e quadrinhos apreciando cada detalhe e traço bem particular de 50 desenhista são conhecidos ou mesmo desconhecidos do grande público (eu conhecia alguns). Entre amadores e consagrados, a arte aqui é a grande vencedora.

Particularmente não consigo gostar de todos os desenhos, há esboços e traços que me incomodam, mas a intenção aqui é exatamente comemorar os 50 anos do cara que, até hoje, possui um enorme público é que é altamente respeitado por quase uma totalidade de desenhistas pelo Brasil a fora. E é por esse fato que dou as 5 canecas sem pestanejar. Maurício de Souza merece.

 

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha De Quadrinhos – Maurício De Souza por 50 Artistas”


 

Comentar