Resenha de Quadrinhos – Ms. Marvel
por Patricia
em 21/04/15

Nota:

20898019

Quando eu era criança, um belo dia, notei que nunca tinha tido uma Barbie. Era estranho porque todas minhas amigas tinham Barbies e elas eram o ápice das bonecas sem expressão e cintura fina. Perguntei para minha mãe o motivo de nunca ter ganhado uma e a resposta foi simples: “porque é uma boneca besta que não faz nada.” Como uma cena muito similar em Ally McBeal, essa resposta moldou muito do que eu viria a esperar, logo depois, das minhas heroínas literárias. Ao menos, pensava enquanto descobria mocinhas nos livros, elas devem fazer alguma coisa. 

Nos últimos anos, temos visto uma quase revolução no mundo dos quadrinhos. Chamo de quase porque sabe-se que heroínas não são assunto novo – elas existem. Mas a quantidade de heroínas que estão à frente nos quadrinhos recentes é, certamente, uma novidade interessante.

A Marvel, por exemplo, anunciou que transformaria Thor em uma mulher nos quadrinhos e o anúncio foi bem recebido pelos fãs. Com isso, eles ganharam fôlego para continuar criando novas super-heroínas femininas. Na HQ Ms. Marvel: No normal – a Ms. Marvel anterior, Carol Danvers (que, por sua vez, virou Capitã Marvel) passa o bastão para uma menina muçulmana descendente de paquistaneses de apenas 16 anos. Kamala Khan tem poucos amigos e não se sente confortável perto das meninas populares da sua escola. A trama é bem similar ao que super heróis tão jovens quanto ela sentem – um outsider querendo mudar sua própria vida.

IMG_1618

Mas rapidamente Kamala terá que provar os seus novos poderes e aprender a lidar com a responsabilidade dessa sua nova faceta. Ela vê Carol Danvers proteger um civil e quando ganha seus própria poderes, passa a simular justamente a heroína que conhecia – Kamala será a 4a jovem a assumir o título de Ms. Marvel com todo o peso que isso acarreta. O roteiro trata de Kamala reconhecendo seus poderes enquanto lida com a família ultra-conservadora. É um bom meio termo entre realidade e ficção. A adolescente é fã de super-heróis e, sozinha em seu quarto, chega a escrever fanfics sobre seus preferidos. Uma autêntica adolescente do Século XXI.

Ao mesmo tempo, ela conta com um amigo sensível que fala algumas verdades interessantes (tradução literal):

“Quem se importa com o que as pessoas esperam? Talvez eles esperem uma loira perfeita – o que nós precisamos é de você. Você é a garota mais legal que conheço. Você diz o que pensa e ‘manda bem’ no video-game e você é esperta e engraçada….”

IMG_1620

O quadrinho é bem curtinho, bem colorido e vem pronto para agradar as meninas que não se sentiam representadas pela Mulher Maravilha ou pela Mulher Gato. Pessoalmente, sou fã da Tempestade, mas há um outro fator importante a ressaltar aqui: muitas heroínas do passado são super-sexualizadas pois entendia-se que o principal leitor de quadrinho eram mocinhos adolescentes. Isso, definitivamente, mudou. E essa mudança rebateu não apenas no número de novas heroínas, como também na maneira como elas são retratadas.

A nova Ms. Marvel usa calça jeans e blusão enquanto carrega seus livros escolares e quando se transforma na heroína, suas roupas não são detalhadas de maneira a aumentar nenhum atributo específico. Aliás, em certo momento, a própria Kamala expõe o quanto não funcional certos tipos de roupas são para o trabalho de salvar o mundo. Se você já usou meia calça e tentou subir em um carro alto, você entende o que ela quer dizer.

Essa foi uma HQ que me surpreendeu. Já confessei aqui que sou uma aprendiz no quesito ler quadrinhos e ainda estou tentando encontrar assuntos e estilos preferidos, mas com certeza, a temática de Ms. Marvel chamou minha atenção e o resultado final foi bem positivo. Pretendo ficar de olho nos novos números. Infelizmente, até onde pude pesquisar, não há previsão de lançamento do quadrinho aqui no Brasil, mas para quem lê em inglês já saíram 2 volumes lá fora e o 3o deve ser lançado em Junho desse ano.

Um quadrinho que vale acompanhar.

Postado em: Quadrinhos
Tags: , , ,

2 Comentários em “Resenha de Quadrinhos – Ms. Marvel”


Avatar
Franciele em 14.01.2016 às 02:16 Responder

Olá, tudo bem? Não sei se tu viste, mas essa hq finalmente vai sair aqui no Brasil e já está em pré-venda (vi no site da Fnac). Caí de paraquedas aqui no teu site justamente atrás de resenhas sobre essa hq, que me chamou a atenção por ser da Miss Marvel, mas da qual eu não sabia nada. Acho que comprarei! o/ Tua resenha me soou positiva e me interessou mais ainda. =) Abraço!

Avatar
Patricia em 14.01.2016 às 08:20 Responder

Opa!! Excelente notícia! Vou ficar de olho nesse lançamento, certeza! Obrigada pela visita e por me avisar desse lançamento.
Eu estava esperando para ver quando finalmente lançariam aqui.
🙂


 

Comentar