Resenha de Quadrinhos – O Fantasma de Anya
por Gabriel
em 20/06/15

Nota:

O Fantasma de Anya

Esta história em quadrinhos surgiu para mim em uma lista americana de HQs obrigatórias para mulheres. Sendo uma obra escrita por uma mulher e elogiada por ninguém menos que Neil Gaiman, achei que seria justo dar uma chance. Além disso, a obra recebeu os prêmios especializados Harvey e Eisner em categorias para jovens, um reconhecimento de peso.

A autora dessa história é Vera Brosgol, uma russa radicada nos Estados Unidos e que atua fazendo storyboards para desenhos animados. A autora coloca muitos aspectos autobiográficos na personagem principal, Anya, uma garota russa que vive em uma cidade americana e frequenta uma escola de ensino médio.

O roteiro de O Fantasma de Anya poderia muito bem ser o de um filme infanto-juvenil. Um dia, ao fugir de uma aula, a garota cai em um antigo poço enquanto pensa sobre sua vida (que ela odeia). No poço, nem bem refeita do susto e da visão de um esqueleto, Anya se depara com a visão de um fantasma; o fantasma de uma garota.

Anya e sua nova companheira fantasma saem do poço em um engraçado lance de sorte e a garota volta à sua rotina; mas obviamente sua nova amiga logo se mostra uma mudança drástica em sua vida, a princípio bem vinda. O problema é que a parte boa não dura muito tempo.

Essa HQ traz uma história simples, bem contada, com potencial para conquistar muitos e muitas jovens. O traço da autora é leve e tem personalidade, bem como a escolha de colorização em tons de cinza azulado e as poucas (e boas) mudanças de esquema dos quadros na obra. Esses aspectos combinados tornam a leitura agradável e deixam o leitor à vontade enquanto acompanha as desventuras de Anya.

O Fantasma de Anya não é uma obra-prima e provavelmente não marcará história. Mas tem seu espaço e é literatura em quadrinhos de ótima qualidade para jovens; uma categoria em que, convenhamos, não há tantos bons concorrentes assim. Parabéns à autora.

Postado em: Quadrinhos
Tags: ,

Nenhum comentário em “Resenha de Quadrinhos – O Fantasma de Anya”


 

Comentar