Resenha – Sopa de salsicha.
por Thiago
em 05/10/16

Nota:

sopa-de-salsicha

 

Sopa de salsicha é um quadrinho autobiográfico que conta a história de Eduardo Medeiros. O porto alegrense que reside em Florianópolis começou a carreira como animador em filmes que tenho muito apresso (Wood & Stock e Tangos e Tragédias). Após isso resolveu investir seu tempo na carreira de ilustrador, publicando livros como Mondo Urbano (Oni Press) e Friquenique (Beleléu) além de webcomics como Roberto (IG Jovem), Open Bar (Stout Club) e A História mais Triste do Mundo, além de alguns trabalhos pra Marvel e DC.

Sopa de salsicha está para nos mostrar a força da internet, afinal era uma série de quadrinhos online que, pela vertente da nossa parceira Companhia das Letras, a Quadrinhos na Cia, se tornou uma graphic novel de 165 páginas.

Entretanto, o que nos traz esta Hq? Vale primeiro ressaltar a participação especial de grandes nomes da nova leva do quadrinho brasileiro como Gustavo Duarte, Rafael Albuquerque, Marcelo Campos, Fábio Moon, Gabriel Bá e Mateus Santolouco. Além disso temos uma história extremamente pessoal, uma ode a vida adulta, tendo como caso o próprio autor.

Acompanhado da “baixinha” – sua esposa Aline – Eduardo nos narra o processo criativo para se fazer uma graphic novel, entretanto isto é apenas o pano de fundo para uma séria reflexão sobre o que queremos da vida. Quem nos leva, como um grilo falante do Pinóquio, um psicopompo (guia espiritual) junguiano é Michael Bolton (músico, compositor e cantor estadunidense ), em uma incrível caricatura de traços simples. Fiquei pasmo ao perceber o Sr. Bolton, pasmo mas feliz, e é através de figuras assim que Eduardo dita o tom de humor que dá para a profunda reflexão proposta. Vale ressaltar a importância da Aline na história, afinal, além de tudo é uma história sobre um casal e seu cotidiano.

 

sopa-de-salsicha-3

 

Confesso que no começo e até no meio da leitura achei tudo bem chato, mas no final fui mudando minha opinião. Gostei muito do raciocínio desenvolvido, me vi em momentos passados e no que estou passando hoje, na dificuldade de se satisfazer no trabalho, do dilema de fazer o que gosta e sobreviver financeiramente com isso, da vontade de largar tudo, dos bloqueios criativos, na inquietude e insatisfação que frusta, na angustiante sensação de se ver sem norte, de não saber pra aonde ir.

Eduardo nos mostra o quão é difícil e frustrante a vida adulta e como é bom quando encontramos um(a) parceiro(a) pra caminhar junto, mesmo sem ter ponto de chegada.

Boa caminhada, quer dizer, boa leitura a todos!!!

****

Livro enviado pela editora

 

selo-parceiro_2016-320x230

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Sopa de salsicha.”


 

Comentar