Terça De Quadrinhos – Desista
por Ragner
em 27/11/12

Nota:

Depois que li A Metamorfose em quadrinhos, fiquei mega curioso para conhecer mais trabalhos do tipo (direcionando essa atenção para os desenhos de Peter Kuper), pois, como já tinha lido o livro e já ilustrara o enredo em minha mente, tive uma boa surpresa ao vislumbrar o trabalho em quadrinhos do livro. Adorei o que vi.

Segui para outro trabalho do Kuper ilustrando, agora, contos do Kafka. Tais contos são curtos e traduzem escancaradamente fatos cotidianos deveras corriqueiros. Conduzem o leitor a observar o absurdo do comportamento humano de forma chocantemente clara. Cada texto traduz uma característica estúpida do homem e os desenhos ilustram de forma surreal o desespero, a arrogância e a covardia nossa. (OBSERVE A CAPA). São 9 pequenos contos, todos com significações da condição humana, viajando pelo cinismo, estupidez, horror, comodismo, sujeição.

Partindo de uma premissa filosófica, somos direcionados à entender que a globalização que pode nos aproximar, é a mesma que vai nos encaminhar para um objetivo destrutivo ou auto-destrutivo; entendemos que o ibope e a glória da fama é cruelmente passageiro, ainda mais quando algo mais interessante, cruel ou chamativo, toma lugar do que não é mais novidade. Esses são alguns exemplos de como cada conto é conduzido.

Um pequeno trecho que chamou bastante minha atenção foi: “Que tipo de pessoas são essas? Será que realmente pensam ou apenas se arrastam sem rumo pela Terra?”. Isso, ao meu ver, questiona muito nosso modo de ser cheio de comodismo e alienação. O que lhe parece?

É importante ler cada história com o pensamento de como aquilo pode ter mais de um sentido, de como o que está escrito e ilustrado pode transcender metáforas pré-concebidas. Essa dica soma as potencialidades que já estão claras. Kafka é um escritor que propicia interpretações além do óbvio e os desenhos de Kuper favorecem ainda mais a imaginação.

Fica a dica de refletir quando o que parece normal, na verdade pode ser algo ruim.

 

Postado em: Quadrinhos
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Terça De Quadrinhos – Desista”


 

Comentar