Resenha – A Sangue Frio
por Gabriel
em 04/11/12

Nota:

A Sangue Frio

Um clássico. A Sangue Frio é o livro escrito por Truman Capote para praticamente criar a categoria dos romances de não ficção, investigativos. Fruto de extensa reportagem e acompanhamento direto do caso, o livro trata de um assassinato brutal acontecido no interior dos Estados Unidos.

De forma fluida, exata e dando contornos claros aos personagens, Capote conta a história do crime em questão, das vítimas, dos criminosos e dos envolvidos com a investigação. Os perfis psicológicos de cada personagem são descritos com riqueza de detalhes e com uma complexidade acima da média da literatura.

O ponto alto do livro é o julgamento, quando o perfil psicológico dos criminosos é avaliado e tudo o que o autor nos passa sobre eles é analisado e julgado. Mas, por toda a obra, as descrições dos personagens e das histórias que moldaram suas vidas são os pontos de destaque.

A Sangue Frio não é só uma história policial, no sentido de que a perseguição e a captura dos criminosos não são o foco, mas sim os processos que os levaram até lá e a riqueza de detalhes na descrição do contexto.

Obra básica da literatura mundial, e que é muito bem complementada pelo quadrinho do qual falei recentemente, Capote no Kansas. Muito recomendado.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – A Sangue Frio”


 

Comentar