Resenha – Amanhã vai ser maior
por Bruno Lisboa
em 15/06/20

Nota:

Junho de 2013 entrou para a história como um grande momento de transição na história do Brasil. Neste período as chamadas “jornadas de junho” ocorreram em São Paulo e acabaram por ecoar por todos país.

De forma inicial o mesmo foi coordenado Movimento Passe Livre, que agiu contra ao aumento abusivo das passagens de ônibus, mas as manifestações acabaram por serem deturpadas e cooptadas por ideias reacionárias de direita contra a esquerda vigente. De lá para cá este divisão resultou no estado de polarização vívido hoje, que chega a níveis ainda mais extremos na era Bolsonaro. Se você leitor busca uma compreensão mais apurada destes tempo é mais do que recomendada a leitura de “Amanhã vai ser maior”.

Escrito pela cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro – Machado, na obra a autora traça um perfil realista do Brasil. Dos rolêzinhos ao Bolsonarismo, passando pela greve dos caminhoneiros, Machado direciona seu olhar preciso e pontual que só acompanhou in loco grande parte do turbilhão de movimentos que eclodiram desde então poderia fazê-lo.

A autora é uma progressista em sua essência, mas isto não faz com que teça ao longo da obra criticas pontuais ao movimento de esquerda que, na época, estava numa clara zona de conforto (da era Lula/Dilma), não dando a devida a atenção / menosprezando a uma série de revoltas que aconteciam sem liderança pelo país. As mesmas culminariam no recrudescimento das pautas progressistas e no fortalecimento da agenda neoliberal que geraria este cenário pandemônico que vivemos, com um governo de extrema-direita e negacionista, para dizer o mínimo.

Grande parte das obras contemporâneas da seara política acabam por soarem datadas, num curto espaço de tempo, a medida do seu desenrolar. Principalmente aquelas que se arriscam a praticar este exercício trôpego que é contar a história do Brasil e suas inúmeras reviravoltas diárias. Mas não é o caso aqui.

Apesar de tudo, “Amanhã vai ser maior” é um autêntico manifesto dominado pela esperança, criada por uma importante voz que aponta caminhos a serem seguidos, numa história que segue sendo escrita e deve ter um outro destino.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Amanhã vai ser maior”


 

Comentar