Resenha – Café Com Eficiência
por Ragner
em 18/06/13

Nota:

 

Eis mais um livro que segue a linha de auto-ajuda, mas que veio a calhar no momento em que eu trabalhava com educação cultural em uma empresa. Alguns livros, desse seguimento, foram lidos sem qualquer preconceito e algumas surpresas boas se mostraram e dos que já resenhei aqui (O Melhor Do Mundo e Boa Sorte), esse livro de hoje se encontra fácil.

Como na capa já diz, o livro conta “uma história sobre a diferença entre trabalhar muito e ser produtivo”, pois podemos acompanhar a vida de um gerente que se vê amontoado de serviço, com auxiliares, mas que não consegue ser produtivo. Que trabalha mais e com o tempo corrido, consegue ser menos eficiente, devido ao cansaço e a má preparação ordenada de tudo que gira ao seu redor. Seja no trabalho, seja na vida

Bill Taylor está em ascensão em seu serviço e fica responsável por uma sessão de desenvolvimento de softwares. Com tanta responsabilidade, ele se sente pressionado para se empenhar cada vez mais e com isso suas noites se tornam mais curtas, tempo com a família mais escasso e os finais de semana não se tornam momentos de descanso. Mesmo sendo um trabalhador cheio de capacidade, sua produtividade não está gerando o que poderia e deveria.

Com algum tempo, seu chefe o parabeniza pela dedicação, mas deixa claro que seu desempenho poderia ser muito mais eficaz. Bill fica meio chateado com a conversa e mesmo tendo um final de semana todo para ficar sem fazer nada, volta na segunda ainda mais desgastado. Mesmo depois da conversa, é promovido a diretor de um pequeno setor e isso o deixa mais preocupado, mas tudo o que vem pela frente pode mudar o rumo de como enxerga sua vida e de como exerce sua função. Percebendo o desespero de Bill, com o tempo, seu chefe envia até ele um homem apenas chamado de “Professor”, um senhor que pode transformar seu novo diretor. O Professor não pressiona Bill e apenas o chama para conversar em um café.

images

 

 

Os ensinamentos do Professor englobam 3 fatores: Descubra; Mude; Passe adiante.

Com o 1º passo de descobrir é apresentado o entendimento de que todos devemos parar, olhar e escutar. Para o 2º com pequenas pequenas mudanças é possível acabar com crises e auxiliam o desempenho. Finalizando com o 3º passo de passar adiante, podemos focar em delegar serviços, confiando responsabilidades àqueles capazes de resolver o que precisa ser feito.

Com algumas semanas, Bill e sua equipe começa a ter melhores rendimentos, oficializando um desempenho não somente construtivo como também otimizada.

O que mais é interessante no livro, é sua capacidade de estruturar uma linguagem e um contexto que pode ser expandido para várias situações, vale a pena ler e entender os passos sugeridos pelo “Professor”.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Café Com Eficiência”


 

Comentar