Resenha – Coisas frágeis vol. 1
por Patricia
em 10/09/12

Nota:

“Coisas frágeis” é um livro de contos de Neil Gaiman – minha primeira experiência com o autor. Já ouvi coisas ótimas dele pertinentes a vários de seus livros (principalmente “Deuses Americanos” que tentei comprar na Bienal mas não consegui. Se alguém quiser me dar de presente eu, gentilmente, aceito).

Para conhecer um autor novo eu gosto de começar por um livro de contos – na verdade, tive uma professora que me disse que essa era a mehor maneira de saber se eu me daria bem com o estilo de escrita de um autor. Então “Coisas frágeis” veio no momento certo. Esse é o primeiro volume e conta com 9 contos de Gaiman. Na introdução, temos uma breve explicação de como o conto foi escrito – que eu só li depois que acabava de ler o conto em si para não influenciar minha interpretação.

No terceiro conto já dá para saber que Neil Gaiman é um contista diferenciado. Ele passa de um assunto a outro como quem está sempre pensando em tudo e com uma boa capacidade para falar sobre qualquer coisa.

O segundo conto, “A vez de Outubro”, mistura fantasia com uma realidade cruel. Quando eu era criança eu pensava como seria se objetos e coisas intangíveis tivessem vida e personalidade e tudo mais. Gaiman faz com que todos os meses se sentem à mesa para contar histórias. É delicado e pesado ao mesmo tempo (dado o teor da história que Outubro conta).

O conto “Pássaro do Sol” foi abandonado. Longo e chato.

É inegável que Gaiman é um escritor criativo e um contista cuidadoso. Ainda assim, não senti aquela empolgação de ler mais do autor depois desse livro. Talvez porque eu não seja uma grande entusiasta de contos. Talvez porque eu precise de mais informações para decidir.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

2 Comentários em “Resenha – Coisas frágeis vol. 1”


Avatar
Daniela em 17.06.2015 às 18:04 Responder

A vez de outubro é meu conto preferido deste livro. Os outros eu também não curti tantoooo…. Eu li até o final todos, só pra ver se ia melhorar haha Mas não deu. Quero muito ler o volume 2.
Neil Gaiman eu comecei com Coraline, e fiquei muito feliz… Fiquei com medinho haha
Depois li O oceano no fim do caminho e pronto: me apaixonei!
Beijos

Avatar
Patricia em 17.06.2015 às 18:13 Responder

hahha…tamo junto. 😀
Ainda não li Coraline, preciso corrigir isso. Na verdade, estou com Os filhos de Anansi para ler aqui tbm. Veremos. 🙂
E concordo, O Oceano é lindo demais!

Obrigada pela visita. 🙂


 

Comentar