Resenha – Comédias Brasileiras De Verão
por Ragner
em 22/08/14

Nota:

6953184_1GG

 

Veríssimo tem o dom, suas palavras escritas garantem minha atenção e alimentam meu gosto de leitura boa. Não tenho dúvidas de que posso consumir o que ele escreve, ainda mais se forem contos ou crônicas. Suas palavras conquistam, de forma bem agradável, minhas horas dentro de um ônibus ou mesmo sentado em um sofá quando quero simplesmente mergulhar em um livro.

Em um desafio passado, sobre escritor favorito, escolhi um de seus livros para emplacar aqui. Com Gula, da coleção Plenos Pecados, estreei meus comentários sobre ele, nossa camarada Patrícia já tinha resenhado O Mundo É Bárbaro e por isso já podemos dizer que o autor está se tornando figura garantida nesse nosso site querido e poderoso.

 

imagesJ56TJHBJ

 

Comédias Brasileiras De Verão não literalmente versa sobre histórias de verão, digo que pode muito bem ser lido durante o verão, ali, na beirada da piscina, ou na praia, ou na cachoeira ou em qualquer outro lugar, viajando ou não, estando de férias ou não, o importante é que possui histórias para qualquer situação onde o leitor se interessa por histórias. E haja histórias. O livro agrega bastante o conceito de leitura despretensiosa, leitura descontraída, gostosa, que descansa. Muitos fazem isso durante as férias, pode até ser o motivo do título, acredito que não é exatamente o que interessa, mas sim que proporciona. Aquela leitura tranquila, longe de muitos ambientes cansativos que pode ser em um trabalho.

Damos de cara com várias momentos que abordam o relacionamento entre homens e mulheres e a temática casual entre casais vão dando o ar da graça e criando enredos que, podemos, vislumbrar como reais. Vai que algum leitor se identifique com alguma narrativa aqui exposta, vai que qualquer leitor ache graça de algo que já presenciou ou viveu. Veríssimo tem esse poder criativo que evidencia momentos cotidianos, engraçados e factuais. Leio com um pré conceito de já achar graça e saboreio de bom grado as linhas que me fazem mesmo encontrar a graça no que homens e mulheres vivenciam.

A temática dos estresses, amores, discordâncias, aprendizados, relacionamentos, separações, uniões, paixões, dissabores, frustrações, escolhas, preferências e tudo o mais que envolve casais, estão bem caricatos aqui, em cada crônica, em cada história ficcional que também poderia muito bem ser real (vai que alguma na verdade é ). E eu prefiro citar que há caricaturas, pois, mesmo que as características sejam verossímeis, o humor paira no ar, apesar de algumas tramas parecerem trágicas. A diferencia entre a tragédia e o humor depende muito do ponto de vista e como o escritor trabalha todo seu texto. A vista agora está focada no título do livro e na temática do desafio que tem a ver com risos e eu ri um bocado lendo essas comédias.

 

Desafio

 

 

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Comédias Brasileiras De Verão”


 

Comentar