Resenha – Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado
por Bruno Lisboa
em 03/08/20

Nota:

A pandemia tem feito com que muitas discussões importantes, que outrora foram esquecidas / ignoradas devido ao atendimento da agenda econômica neoliberal, tomem conta dos noticiários diários. Uma delas, e talvez a mais importante, diz respeito a, qual é a importância e o papel do Estado (com E maiúsculo mesmo) em tempos como os nossos? Para tentar responder a essa pergunta a economista Laura Carvalho se debruçou sobre o tema e o resultado desta empreitada é a obra “Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado”.

Lançada no olho do furação pandêmico brasileiro, hoje o principal epicentro da doença, a obra faz parte do catálogo da editora Todavia que neste ano tem dedicado sua coleção ao lançamento de obras (de ficção e não ficção) que tenham como temática a pandemia. Sob a mesma editora Laura lançou o elogiado “Valsa Brasileira”, livro em que faz um apanhado da trajetória do nosso país, partido da era Lula ao impeachment de Dilma Rousseff.

Como se pode observar, Laura tem como força motriz de sua escrita análises do Brasil contemporâneo, mas por mais que possa soar perigoso analisar o país na medida em que os acontecimentos ocorrem, Carvalho o faz de maneira embasada e pontual, o que faz com que o seu ponto de vista tenha consistência irrefutável, quanto a postura genocida do governo Bolsonaro ante a pandemia.

“Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado” mostra o quão importante o Estado é, principalmente no que tange a melhorias para a população de modo geral, num ousado contraponto ao ideário nacional de muitos economistas, que defendem uma menor presença orçamentária do governo, tendo a falsa promessa do livre mercado como solução.

Dividida em seis capítulos, na obra Carvalho mostra como é essencial ter um Estado forte, principalmente em tempos de crise. Para tanto, levanta argumentos a favor da adoção de práticas e ações governamentais que visem investimentos que objetivem a redução de desigualdades / distorções sociais nas mais variadas áreas, que a curto e/ou longo prazo podem trazer resultados efetivos.

Se a esquerda nacional vem dando murro em ponta de faca ao apostar numa linguagem acadêmica e distante da realidade das massas, Laura tem como grande trunfo de seu trabalho uma escrita simples e objetiva, fator este que contribui na compreensão de assuntos importantes. Esta mesma estratégia a autora utiliza em outra de suas frentes de trabalho, o podcast Entretanto junto ao professor de Direito Renan Quinalha.

Se tempos como os nossos imperam muitas reflexões em áreas de suma importância, o livro “Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado” é um convite a um novo pensar e agir.

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado”


 

Comentar