Resenha de Quadrinhos – Flex Mentallo
por Gabriel
em 07/12/13

Nota:

Flex MentalloGrant Morrison é um roteirista que garante um certo nível em qualquer obra da qual participe. Foi com esse nível de expectativa que encarei Flex Mentallo, uma HQ cuja capa traz um homem em uma cueca de onça e o subtítulo “O Homem dos Músculos Mistério”.

Sem saber exatamente o que esperar, o leitor é apresentado inicialmente a uma suposta entrevista com o suposto criador de Flex Mentallo, um personagem que teria sido parte da era de ouro dos quadrinhos americanos (os anos 40 e 50, em que personagens eram criados em velocidade recorde para disputar um mercado que era novidade).

“Aprendemos” que Flex tinha seus próprios inimigos e foi criado em uma pequena editora, cujo dono aparentemente apreciava personagens masculinos, musculosos e em poucas roupas. O escritor que o criou teve problemas na vida e nunca mais foi o mesmo, deixando Flex abandonado por anos. Até ser revivido por Morrison.

Flex Mentallo é uma HQ totalmente surreal. O leitor é levado a passear pelas vidas de Flex e de seu criador, ambos habitando agora o mesmo mundo (o personagem saiu das HQs para a vida real). Enquanto Flex Mentallo se ocupa do que aparentemente é a volta de um antigo inimigo, o roteirista lida com uma overdose suicida que dura praticamente a estória inteira, enquanto discute por telefone com uma atendente de um serviço de valorização à vida.

Enquanto o personagem principal utiliza seus músculos com superpoderes para enfrentar seus inimigos e descobrir o que está acontecendo com o mundo, começamos a entender um pouco o universo louco criado por Morrison. Mas nunca realmente chegamos a entender tudo o que acontece nesta HQ. O autor confirma sua fama, cria uma HQ complexa e envolvente, mas cuja surrealidade extrema talvez deixe alguns só olhando de longe.

Se aprecia surrealidades e / ou tem procurado algo diferente em histórias em quadrinhos, vá em frente com Flex Mentallo.

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha de Quadrinhos – Flex Mentallo”


 

Comentar