em 21/09/13
Invasão dos Mortos é uma HQ publicada tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil por editoras menores. Desta forma, enfrentou contratempos em sua publicação. A edição brasileira é bem trabalhada, em formato agradável e bem finalizado; e já se inicia com a carta escrita pelo autor aos leitores americanos quando os últimos números da estória demoraram a sair. No Brasil, publicada como livro único, não temos este problema.
Esta é uma HQ em preto e branco, com traços bem limpos; sua arte não é arrojada ou das mais incríveis, mas não compromete; infelizmente, no último pedaço da estória, o desenhista original foi substituído por outro com uma linha de trabalho muito diferente, o que leva à perda, principalmente, de traços originalmente presentes nos personagens principais. Isto não compromete a ambientação, mas deixa as coisas um pouco confusas.
O maior destaque talvez seja o roteiro: Invasão dos Mortos, não por acaso, trata de uma suposta invasão de humanos mortos se utilizando de corpos de pessoas comuns, principalmente jovens. Isto chama a atenção das autoridades ao aumentar o número de fatalidades e fugas em uma determinada região do Canadá. Tais autoridades acionam Antoine Sharpe, um consultor autônomo conhecido como O Ateu, pelo seu alto grau de ceticismo e racionalidade.
Sharpe se une a uma parceira para tentar desvendar o mistério, seja ele uma real invasão do além ou uma doença psiquiátrica contagiosa. No caminho, somos apresentados a um doutor que criou um câncer artificial e acabou se tornando uma vítima da própria criação, sendo transformado em um ser bizarro. O personagem é bem interessante, mas acaba ficando um tanto descolado no roteiro, já um tanto cheio de coisas sobrenaturais.
Invasão dos Mortos é uma boa leitura. Com um bom roteiro, apesar de extremamente fantasioso, um personagem principal bem construído e uma arte que não compromete (mesmo sendo substituída nas últimas páginas). Mas não vai mudar a vida de ninguém.
QuadrinhosTags: Gal Editora, John McCrea, Phil Hester, Will Volley
Postado em: