Resenha de Quadrinhos – Kick-Ass Quebrando Tudo
por Gabriel
em 14/02/15

Nota:

Kick-AssKick-Ass – Quebrando Tudo é uma HQ que deu origem a um filme de mesmo nome em 2010. Nela, Mark Millar e John Romita Jr. exploram um pouco mais o conceito de super-heróis, de uma forma diferente.

A história contada em Kick-Ass é sobre um garoto em idade escolar, um nerd clássico amante de quadrinhos, que simplesmente resolve se tornar um super-herói como os que ele vê nos quadrinhos. Armado de basicamente boa vontade, o garoto sai às ruas vestido com seu uniforme… e toma uma surra que quase o mata. Porém, o que deveria motiva-lo a parar não adianta tanto, e o garoto volta às ruas como Kick-Ass, seu codinome, assim que tem condições.

Kick-Ass é um tremendo fracasso como super-herói, mas acaba desencadeando um processo que não esperava: outras pessoas começam a se vestir de super-heróis e ganhar as ruas, motivadas pela iniciativa do garoto. Isso desperta também o interesse de criminosos de verdade, que não gostam nem um pouco da ideia daquelas pessoas de interferirem em seus negócios. E é aí que tudo começa a ficar um pouco sério demais.

O conceito de Kick-Ass é engraçado, interessante e funciona muito bem. Millar e Romita Jr. aplicam muito bem o que se propõem a fazer, com sequências hilárias e de muita ação. A arte acompanha muito bem o ritmo, tendo um traço marcante e descontraído e uma arte final impecável. É uma das HQs mais bem acabadas que já li nos últimos tempos, contando ainda com a primorosa edição brasileira feita pela Panini Books.

Esta é uma boa HQ, mas me decepcionei um pouco pelos pontos em que os autores não trabalharam em nada para mudar estereótipos: a obra inteira pinga sangue do começo ao fim, com um excesso digno de filmes de Tarantino. A violência é desmedida, como em outras obras de Millar, mesmo que as cenas sejam trabalhadas para serem caricatas e por isso talvez não chocar tanto. Há de se destacar, no entanto, que não temos aqui as mulheres retratadas como objetos sexuais, o que já é razoável se considerarmos o mundo dos quadrinhos de super-heróis.

Para quem curte quadrinhos e super-heróis, Kick-Ass é ótima diversão. Millar é um dos autores mais criativos em torno desse conceito e já criou outras obras interessantes em linhas similares, como Nêmesis. Recomendado

Postado em: Quadrinhos
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha de Quadrinhos – Kick-Ass Quebrando Tudo”


 

Comentar