Resenha de Quadrinhos – Neonomicon
por Gabriel
em 08/02/14

Nota:

NeonomiconNeonomicon é uma grande, incrível viagem. Li esta HQ como alguém que nunca leu livros de H.P. Lovecraft, só ouviu falar de sua mitologia e de suas criações. E Neonomicon é uma coleção de referências ao autor, famoso pelos seus monstros e seu panteão próprio.

A estória se inicia por uma série de assassinatos estranhos, com características parecidas, que atraem a atenção do FBI (sempre eles). Um agente é enviado para investigar uma casa noturna e uma nova droga que parecem estar relacionados ao caso. Mas ele descobre que isso é muito mais profundo do que pensava, ao experimentar a “droga” e conhecer o mundo e a linguagem dos personagens de Lovecraft.

Esta HQ faz muitas referências à literatura americana, inclusive a livros que sinceramente não conheço. Mas a ligação com Lovecraft é clara e passa, ao longo do quadrinho, de algo implícito para uma admitida inspiração.

Neonomicon é uma boa HQ, com traços interessantes e uma arte que, no geral, entrega o que promete. Páginas bem coloridas dão o tom das interações de humanos com os monstros que surgem, bem como das suas experiências com as tais drogas, ilustradas de forma a inserir o leitor na situação. O roteiro de Alan Moore te mantém interessado e finaliza com gosto de que muita coisa ainda pode acontecer, o que é sempre bom.

Alan Moore é quase sempre uma unanimidade, e não passa longe disso nesta HQ; para amantes de um gênero policial-fantástico, meio na linha de Arquivo X e similares, trata-se de uma obra interessante. Para fãs de Lovecraft, deve ser divertido acompanhar as referências. Este não é um quadrinho brilhante, mas vale algumas noites de leitura para provocar sonhos perturbadores. Boa sorte!

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha de Quadrinhos – Neonomicon”


 

Comentar