em 17/02/15
Quadrinhos tem a perfeita condição de trabalhar questões que povoam o imaginário infantil e discutir até mesmo relações e situações que englobam características adultas. Diversos quadrinhos até se especializam nisso, como é o caso de Calvin & Haroldo, que já foi resenhado no Poderoso e que volta para abordar mais um vez questões sociais, políticas e filosóficas.
Nosso pequeno Calvin e seu fiel tigre de pelúcia Haroldo, estão sempre se envolvendo com os mais variados problemas e confusões. Sem esquecer que os questionamentos e pensamentos do loirinho espevitado conseguem nos fazer refletir sobre nossas próprias vidas e o quanto a imaginação infantil pode atingir patamares culturais que extrapolam pensamento adulto.
Calvin é o garoto que engloba toda e qualquer peraltice que a garotada durante os anos de criancice e adolescência pode imaginar. O criador da tirinha e idealizador de toda a argumentação, merece louvores, pois consegue reunir com excelência aquela magia e criatividade que generaliza a molecada em sem maior grau de inteligência, rebeldia e travessura.
Claro que é importante não somente citar como também ressaltar as questões sócio-política-culturais que de tirinha em tirinha conseguem exorcizar diversos questionamentos que muita gente tem algumas ressalvas de discutir. Mas o politicamente incorreto aqui existe e é uma das características marcantes da obra de Bill Watterson.
Uma outra característica basilar dos quadrinhos é exatamente a inocência que Calvin consegue manter em toda sua birra-criativa-reflexiva-argumentativa-levada. E isso é fantasticamente perfeito. Não só indico como presente tanto para garotada quanto para adultos que curtem quadrinhos como também faço coro para que todo mundo leia cada vez mais tirinhas.
Quadrinhos
Tags: Bill Watterson, Conrad, Quadrinhos
Postado em: