Resenha De Quadrinhos – Pescador De Ilusões
por Ragner
em 20/06/14

Nota:

ArquivoExibir

Marcelo Yuka é um camarada não somente politizado como também um letrista de mão cheia. Quando integrava a banda O Rappa, a maioria das letras eram dele e até mesmo, aparentemente, direcionava o grupo em sua caminhada sócio-cultural com um discurso político que debatia desigualdade, justiça, sociedade e nossa humanidade brasileira como um todo. Admito que gostava mais do O Rappa quando ele estava compondo e na bateria, mas após sofrer um assalto, levar tiros e parar em uma cadeira de roda, ele saiu da banda e foi trilhar seu próprio caminho.

Pescador de ilusões é uma das músicas mais conhecidas do Yuka na época do O Rappa e ganhou uma adaptação em quadrinhos que não somente salta aos olhos, como também trabalha a letra de forma bem psicodélica e argumentativamente sociológica. Uma HQ curta, mas que potencializa todo um entendimento filosófico sobre as palavras escritas pelo Yuka.

02

 Um dia eu aprendi que o presente é apenas a ponte que precorremos para chegar ao futuro

A pequena história que temos aqui narra um dia na vida de duas crianças, dois irmãos, que vivem as agruras do mundo e que claramente precisam lutar para sobreviver em uma sociedade um tanto quanto caótica. Enquanto o mais velho precisa sair de casa para vender suas guloseimas, precisa levar o mais novo, já que esse não terá aula e a mãe não tem com quem deixar. Uma realidade quase que diária para grande parte da população de nosso país.

04

Essa cena dentro do busão me lembrou Guernica

Os traços evocam muito bem o teor caótico de uma grande cidade e como cada habitante precisa corre, e lutar pelo seu lugar na selva de pedra que o cerca. Os irmãos tentam vislumbrar pela janela do ônibus tudo que acontece pelas ruas da cidade, as ilusões pessoais de todos serem pescadas, tomadas, arrancadas, as máscaras de sonhos e medos e de esperança também. Muito que se percebe é o desânimo e tristeza, que “formam uma enorme montanha que controla a cidade com seus fios invisíveis e projeta uma gigantesca sombra que impede o sol de brilhar…a todo momento a montanha de medo fabrica novas máscaras para que as pessoas possam se esconder atrás delas…”, mas mesmo com tanta descrença e batalha, é possível acreditar, é possível ter coragem para boas escolhas lutar para ensinar coisas boas.

Pescar boas ilusões e fazer valer a pena. Êh! Êh!

 

Postado em: Quadrinhos
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha De Quadrinhos – Pescador De Ilusões”


 

Comentar