Resenha – Encontros de neve e sol
por Juliana Costa Cunha
em 07/12/18

Nota:

 

Nem sei dizer se cheguei ao livro da Ilana, ou foi o livro da Ilana que chegou até mim. Fato é que nos encontramos pelos caminhos virtuais das pessoas dos livros.

Encontros de neve e sol é o primeiro livro da Ilana Eleá, publicado apenas em E-book pela e-galáxia. Tenho certeza que em breve teremos livro físico desta história linda de amor.

Sim, este é um livro de amor. Amor por todos os lados e de diversas formas. Eu, que não sou muito afeita às histórias românticas, normalmente não compro livros desta seara, fico me perguntando como fui comprar este e-book. Mas a resposta veio rápida.

A Ilana gravou um vídeo narrando um trecho deste livro e disponibilizou em seu canal do Youtube. Ela me mandou o vídeo e eu fiquei encantada. É, acho que a leitura também se faz por encantamento e você pode encontrar esse vídeo e outras coisinhas lindas no site da autora https://www.ilanaelea.online/.

Faz uns 7 anos que Ilana foi morar em Estocolmo. Ela, carioca da gema, do samba no pé, do sal e do sol, foi morar lá onde o frio é intenso, onde a neve é rainha e onde os solstícios de verão são aguardados com devoção. Só o amor, na minha humilde opinião, poderia causar tamanha transformação na vida de alguém.

O livro nos conta essa história. Do momento em que Ilana se inscreveu num site de relacionamento, inserindo inúmeras restrições, ao momento em que ela disse sim ao homem vindo do gelo e com olhos de leopardo para o sol carioca em pleno Réveillon de 2011.

Permeando o encontro dessas duas pessoas e todo o processo de aproximação, encantamento, paixão e adaptação de ambos, Ilana nos conta do seu amor por sua família em lindas memórias afetivas narradas. Do seu amor pelo Rio de Janeiro, em cada descrição da cidade maravilhosa, da beleza e do caos. Do seu amor por sua profissão, mesmo que ainda no Brasil tentando encontrar seu lugar ao sol (ela é doutora em educação pela PUC-Rio). Nos conta do processo de aceitação dela e das pessoas próximas para o novo.

Passei a leitura com a impressão de estar sentada num bar, tomando umas cervejas e Ilana me contando sua história (acho que daríamos boas risadas).

Foi uma leitura que me deixou com sorriso no rosto muitas vezes. É daquelas histórias que nos fazem acreditar no amor e no encontro entre as pessoas. Daquelas histórias que nos dizem: Vá. Vá com medo, mas vá!

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Encontros de neve e sol”


 

Comentar