Resenha – Gatos Guerreiros
por Ragner
em 14/11/14

Nota:

gatos guerreiros

Admito que quando vi esse livro pela primeira vez, pensei na possibilidade de se criar uma história contada por animais, ali como personagens falantes, pensantes e com atitude, mas não era exatamente da forma que fui envolvido pelo livro aqui. Já tinha assistido à animação de corujas – A Lenda Dos Guardiões – e vi que há uma coleção de 4 livros delas e fiquei me questionando como seria um livro com gatos. Eu curto gatos, gosto mesmo e esse livro já me conquistou pela capa. Há um mapa delimitando a área por onde acontece a história e até uma lista de personagens com tudo dividido em grupos (clãs) é muito bem construído. Estava deixando o livro em fila para ler mais para frente, mas a curiosidade foi maior e a vontade também. Foi uma boa surpresa, não me arrependi.

A autora criou todo um micro universo onde gatos selvagens convivem entre si e com o mundo ao redor. Separando muito bem o mundo externo da realidade deles, onde o homem é chamado de Duas Pernas, com uma civilização humana mantida distante e sem grande interferência. A divisão dos clãs com suas prioridades e costumes são bem característicos, deixando claro que a sobrevivência depende da convivência entre cada integrante da “família” e da região em que vive. Cada clã possui sua estrutura social, com gatos direcionados para tomar conta dos filhotes, assegurar a vida e o próprio clã, tratar feridos e doentes e comandar a todos. A autora detalhou tudo muito bem e fez com que a imagem de tais comunidades assim poderiam muito bem coexistir com a raça humana, se tais animais pudessem mesmo possuir inteligência.

 

Na floresta - blog like a rock like a roll6_effected

 

Existem 4 clãs de felinos (mais um das estrelas) em uma floresta e cada um deles seguem códigos e leis bem específicas e ultrapassar os domínios de outro clã, pode significar guerra ou uma batalha sangrenta que leva a morte. Ferrugem é um gato doméstico que sonha com caçadas a camundongos e liberdade no mato, mas vive seus dias como um animal de estimação que apenas vislumbra a floresta além da cerca que circula a casa de seus donos. Depois de uma conversa com um gato vizinho, ele pula a cerca e corre por entre as árvores. Depois de andar um pouco pela escuridão da floresta e tentar capturar um camundongo ele é confrontado por um outro gato e desse encontro sua vida muda. Ferrugem encontra outros gatos selvagens e é convidado a fazer parte do Clã do trovão. Ferrugem passa a se chamar Pata de Fogo, inicia um treinamento para se tornar um guerreiro que defenderá o clã e muda completamente seu destino, que parece ser direcionado para grandes realizações.

Já sei que existem outros livros e que parece ser uma coleção. Já me interesso em ler os demais, gostei mesmo de tudo criado aqui. Uma leitura envolvente, com ação e um ótimo entendimento de sociedade, algo gostoso mesmo de se ler, com ensinamentos e sabedoria capazes de grudar você página a página.

Postado em: Resenhas
Tags: , ,

5 Comentários em “Resenha – Gatos Guerreiros”


Avatar
Jessie em 20.08.2015 às 12:23 Responder

Oi, tudo bem?
Descobri esse livro hoje enquanto passeava pela internet e decidi vir procurar resenhas (descobri a sua). Fiquei curiosa, afinal eu amo gatos (amo todos os felinos para ser completamente sincera mas…). Talvez baixe para dar uma oportunidade à série.
http://www.fofocas-literarias.blogspot.pt

Avatar
leonardo em 31.08.2015 às 23:16 Responder

legal empolgantee

Avatar
Manuele em 20.07.2018 às 01:59 Responder

Estou no livro 5 quase no 6 já li um resumão do 7 .Esse livro está ficando cada vez melhor,comecei a ler por causa de uma amiga que me emprestou seus livros para mim ler estou lendo os livros dela . Mas ainda pretendo comprar minha coleção completa. Recomendo muito esses livros são maravilhosos , quanto mais vc lê mais vc quer ler

Avatar
Isabel em 02.01.2019 às 13:56 Responder

ja faz um bom tempo que li a colecao inteira de gatos guerreiros, que se tornou sem duvida um de meus preferidos, senão o numero um da lista. Parabéns pelo blog, com uma boa escrita e muito bem trabalhado.
Alias, gatos guerreiros vai ganhar um filme que será produzido pela alibaba pictures.

Avatar
Rafael em 04.01.2019 às 03:15 Responder

Eu vi sobre isso, mas faz muito tempo que essa notícia saiu e não vi mais nada, tem certeza que o filme ainda vai ser lançado? E sobre as traduções aqui pro Brasil, sabe se vão acontecer?


 

Comentar