Resenha – Grande Sertão Veredas – Romance Gráfico
por Juliana Costa Cunha
em 30/06/21

Nota:

João Guimarães Rosa é dos autores brasileiros mais consagrados. Grande Sertão Veredas é seu grande clássico, mas toda sua obra é digna de muitos aplausos. De minha parte, é um autor que sempre me emociona. Me deixa sempre com a impressão de que, toda vez que reler, vou encontrar algo novo em sua obra.

Assim o é com Grande Sertão Veredas. É sempre um encantamento e descoberta. O romance, publicado pela primeira vez em 1956, foi (e é) um marco na literatura brasileira. Nele acompanhamos a trajetória de Riobaldo, sertanejo que nos narra seus dias no sertão, seu encontro e reencontro com Diadorim e suas andanças já no bando dos jagunço. Como um bom clássico, as bases centrais da história já são conhecidas pela maioria das(os) leitoras(es).

Neste relançamento, Grande Sertão Veredas – Romance Gráfico, temos a mesma história em um outro formato e, quem sabe assim, atingindo um outro público. Obviamente a linguagem de um quadrinho é mais ágil e mais curta, do que a do romance original. Mas nesta adaptação os pontos centrais da trama foram mantidos e ganham uma conotação mais expressiva a partir das imagens.

A transformação do romance em quadrinho ficou a cargo de dois quadrinistas bastante renomados: Eloar Guazzelli e Rodrigo Rosa. Guazelli ficou responsável pela adaptação do texto enquanto Rosa cuidou das ilustrações, das quase 200 páginas do livro. Os traços são marcantes, as cores escolhidas reforçam as paisagens e expressões das personagens, dão vida ao sertão de Minas Gerais, Bahia e Goiás, por onde o bando de jagunços passam. os cenários ganham vida e cor. E toda esta textura se complementa ao texto adaptado da obra.

Para mim que já li e reli Grande Sertão, ter a oportunidade de visualizar as personagens e as paisagens foi uma outra experiência de leitura desta obra grandiosa. A experiência visual é marcante, dada a qualidade das ilustrações e suas cores. Penso que, desta forma, é possível atingir outro público e apresentar-lhes a obra. Bem como fazer leitoras como eu, amantes do romance, ter uma outra experiência de leitura.

***

Livro enviado pela editora

Postado em: Resenhas
Tags: , , ,

Nenhum comentário em “Resenha – Grande Sertão Veredas – Romance Gráfico”


 

Comentar