em 21/10/12
Você conhece Neil Gaiman? Já mencionado aqui em uma resenha de um de seus livros, Gaiman fez seu nome primeiramente escrevendo quadrinhos. Com histórias fantasiosas, farto uso de referências mitológicas e religiosas e uma imaginação impressionante, Gaiman é um mestre na criação de universos paralelos complexos.
O quadrinho mais famoso de Neil Gaiman é Sandman, uma obra longa e complexa na qual o protagonista é o senhor dos sonhos e o mundo mostrado vive à parte do nosso. Em “Lugar Nenhum”, o autor retoma essa ideia de um mundo alternativo, mas de uma forma diferente.
Escrita originalmente para a TV, a trama de Lugar Nenhum é envolvente e simples. As referências mitológicas e religiosas continuam lá, mas são secundárias; o que realmente permeia a história toda são os nomes de lugares, bairros e outros detalhes da capital inglesa, Londres. Isso não chega a ser um problema, pelo menos na edição feita pela Panini para o Brasil.
Lugar Nenhum foi publicada aqui em nove partes, divididas entre os nove primeiros números da revista “Vertigo”, em sua mais recente encarnação pela editora Panini. A revista, que já mencionei aqui ao falar de Hellblazer, é muito bem editada e produzida e trata com maestria esta obra de Gaiman.
A trama de Lugar Nenhum se desenvolve ao redor de um homem normal, pacato e disposto a acatar ordens de todos os lados, que vê sua vida mudar drasticamente ao salvar uma mulher que estava na rua. Deste ponto em diante, a fronteira entre o mundo “comum” e o mundo paralelo que existe nos subterrâneos de Londres se torna mais tênue, e vemos uma sucessão de seres fantasiosos e aventuras neste novo mundo.
Para quem aprecia a fantasia, praticamente qualquer obra de Neil Gaiman pode ser recomendada. Lugar Nenhum é mais uma dessas.
QuadrinhosTags: Neil Gaiman, Panini
Postado em: